Veja as vantagens de substituir o carro pela bike

Economia de tempo, atividade física e muito mais

Se você vive nessa megalópole que é São Paulo e se desloca de carro pela cidade, talvez já tenha parado para pensar se vale a pena trocar o automóvel por bike. Com ciclovias distribuídas por vários percursos importantes da capital – especialmente endereços comerciais em avenidas como Paulista, Berrini e Faria Lima –, esse meio de transporte pode ser uma boa opção para ir ao trabalho!

De acordo com a última pesquisa Origem e Destino do Metrô, divulgada no mês passado, o total de viagens de bicicleta saltou de 307 mil, em 2007, para 377 mil em 2017. Por que será que a prática tem ganhado cada vez mais adeptos? A gente te convida a refletir sobre os benefícios dessa alternativa.


1) Economia de tempo


Você já deve ter se deparado com a seguinte situação: precisa ir a um compromisso, não pode correr o risco de ficar parado no engarrafamento e considera que, entre um transporte convencional por aplicativo e um táxi, a segunda opção pode te fazer economizar pelo simples fato de que os taxistas podem trafegar pelo corredor, certo? Bom, com a bike, a lógica pode ser a mesma dependendo do seu destino, quando todo o trajeto – ou pelo menos a maior parte dele – for possível pela ciclovia. E vale reforçar que economia do tempo também está associada à melhora na qualidade de vida.


2) Atividade física


E já que falamos em qualidade de vida, é fato que pedalar pode ser uma ótima prática de exercício físico, não apenas porque trabalha diferentes grupos musculares como também porque contribui para diminuir a ansiedade. Por ser uma atividade aeróbica, a pedalada ainda ajuda a aumentar o gasto calórico, colaborando para metabolizar o açúcar e diminuir a gordura corporal.


3) Bolso mais leve


No último dia 1º, a Petrobras anunciou uma nova alta (de 4%) no preço da gasolina nas refinarias, o que, claro, também contribui para deixar o combustível mais caro nos postos. Apesar de o álcool ter ficado um pouco mais barato no mesmo período, é fato que, com a bike, esse tipo de gasto pode ser minimizado do orçamento. Ah, também vale lembrar que você sequer precisa considerar o rodízio de veículos, que acaba sendo uma dor de cabeça para os motoristas.


4) Sensação de pertencimento


Já listamos alguns dos principais motivos para você priorizar a bicicleta no dia a dia, mas uma razão que não é assim tão comentada sobre esse assunto é a sensação de pertencimento à cidade. Poder observar os caminhos e as paisagens com mais atenção te dá a chance de perceber cenas do cotidiano que, nem sempre, no corre-corre do trânsito, a gente consegue notar. 


Ficou com vontade de tentar? Você pode começar por trajetos menores até se acostumar por completo. Agora, se ainda fica em dúvida por receio da segurança ou pelos custos de manutenção, a Movida pode te ajudar! Clique aqui para saber como você pode alugar uma bike elétrica. E também não deixe de dar uma olhada nas promoções da empresa que é expert em prestação de serviços. E oh: não vai esquecer o capacete e os outros equipamentos de segurança na hora de sair pedalando por aí, hein?


Por: Marcela Marcos

CONHEÇA MAIS SEU ARTISTA