Sesc São Paulo lança campanha ‘Ação Urgente Contra a Fome’

O Mesa Brasil, programa criado pelo Sesc São Paulo, busca alimentos para distribuição em lugares nos quais faz falta. Em vigor há 26 anos, a rede de solidariedade conecta empresas doadoras a instituições sociais cadastradas e contribui para a redução da condição de insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos, além de favorecer a diminuição no desperdício de alimentos. 

“Hoje, dezenove unidades do Sesc no estado – na capital, interior e litoral – operam o Mesa Brasil. As equipes responsáveis pela coleta e entrega diária de alimentos foram especialmente capacitadas para os protocolos de prevenção à Covid-19, com todas as informações e equipamentos de proteção individuais e coletivos necessários para evitar o contágio”, conta a nutricionista do programa, Luciana Curvello. 

Neste mês de maio, foi lançada a campanha “Ação Urgente Contra a Fome”, que intensifica a atuação do programa para minimizar o aumento exponencial da fome. “Para ampliar essa corrente de solidariedade e levar comida a mais famílias em vulnerabilidade, a instituição convida a sociedade como um todo para se unir à iniciativa de ajuda ao próximo com a doação de alimentos não perecíveis”, explica Luciana. 

O programa opera em 19 unidades do Sesc em todo o estado de São Paulo, que são: Campo Limpo, Carmo, Itaquera, Interlagos, Ipiranga, Santo André e Osasco, na Grande São Paulo; Santos, Araraquara, Bauru, Campinas, Jundiaí, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio Preto, São Carlos, São José dos Campos, Sorocaba e Taubaté, no interior e litoral. A partir das unidades, o projeto atende cerca de 95 cidades nos arredores, complementando mensalmente a alimentação de 86 mil pessoas por meio das instituições que preparam e servem refeições, além das 120 mil famílias que levam alimento para suas casas. 

“Neste momento de pandemia e avanço da fome, a ação do Mesa se tornou ainda mais urgente e o programa flexibilizou a distribuição dos alimentos, que antes só podiam ser consumidos dentro das instituições sociais atendidas, com o atendimento às famílias das pessoas assistidas por essas organizações”, conta. Desde o início da pandemia de Covid-19, entre março de 2020 a maio de 2021, o projeto coletou, selecionou, transportou e distribuiu mais de 8,2 mil toneladas de alimentos e 520 toneladas de produtos de higiene e limpeza. 

Além disso, atualmente, cerca de 1200 instituições sociais são atendidas pelo Mesa Brasil no Estado de São Paulo, como abrigos, creches e centros de convivência para idosos. “As instituições são cadastradas a partir de critérios rigorosos e acompanhadas pela equipe de nutricionistas do programa. Todas desenvolvem um trabalho assistencial sério e gratuito para a população. Nesse período de pandemia, as instituições que não estão recebendo pessoas presencialmente realizam a distribuição das doações para as famílias atendidas. São cerca de 120 mil famílias atendidas em todo Estado de São Paulo pelo programa”, diz Luciana. 

Desde que surgiu, o Mesa Brasil conta ainda com o apoio de empresas doadoras como supermercados, restaurantes, padarias, distribuidoras, indústria ou central de abastecimento para doação solidária de alimentos. “A equipe do Mesa Brasil conta hoje com 165 funcionários dedicados exclusivamente ao trabalho de captação e fidelização de empresas doadoras, cadastro e acompanhamento de instituições sociais, processos administrativos, controle de qualidade dos alimentos, seleção, coleta, armazenagem e entrega das doações nas instituições, além do desenvolvimento de cursos, oficinas de culinária e palestras sobre alimentação”. 

A campanha recebe alimentos não perecíveis como arroz, feijão, leite em pó, óleo, fubá, sardinha em lata, macarrão, molho de tomate, farinha de milho e farinha de mandioca. As doações podem ser feitas no horário de funcionamento das mais de 40 unidades do Sesc em todo estado, capital, interior e litoral. Para mais detalhes confira o site

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados