WELLNESS

Queda de temperatura: Confira dicas para hidratação no inverno

Baixa umidade do ar e temperaturas baixas contribuem para ressecamento da pele

Por: Larissa Martin
27/07/2021 - São Paulo

Queda de temperatura: Confira dicas para hidratação no inverno

Com a mudança repentina no tempo e a umidade baixa do ar, a pele consequentemente fica mais seca no inverno do que em outras estações. Além disso, nessa época do ano, é comum tomarmos banhos mais quentes, que provocam uma remoção da oleosidade natural de forma intensa, diminuindo a umidade da pele. 


Tanto o rosto quanto todo o corpo estão sujeitos ao ressecamento no inverno. Para evitar os sintomas de desnaturação das proteínas, é preciso fazer hidratações corporais mais profundas e investir em uma alimentação saudável, rica em vitaminas e antioxidantes. Confira abaixo as dicas que separamos! 


 


Alimentação


Legumes, hortaliças e frutas são alimentos que não podem faltar - em todas as épocas do ano - principalmente no inverno, por serem fontes de vitaminas e minerais que neutralizam os radicais livres e previnem o envelhecimento da pele. Frutas e vegetais para a estação: morango, laranja, limão, cereja, brócolis, repolho e cenoura.


Além desses, a soja também deve ser adicionada à alimentação. Rica em isoflavonas, que são substâncias que evitam o ressecamento, mantém a pele do corpo todo mais saudável e bonita, assim como castanhas e amêndoas. Outra questão importante é que, durante dias mais gelados, é comum que as pessoas diminuam a ingestão de líquidos. Manter a ingestão de água é super importante para conversar a hidratação do organismo que, naturalmente, já fica enfraquecido com o clima frio. Uma dica para a ingestão de água no inverno é a preparação de chás de frutas, assim o consumo fica mais prazeroso. 


 


Procedimentos 


O inverno é um bom período para a realização de alguns tratamentos dermatológicos, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia. Peelings e tratamentos a laser, por exemplo, porque a exposição do paciente ao sol é menor. 


 


Dicas para uma pele hidratada, de dentro para fora:


Beber, no mínimo, dois litros de água por dia;

Evitar banhos muito quentes e demorados;

Usar hidratantes corporais diariamente (ainda no banheiro, com o vapor do banho, pois ajuda a penetração do creme);

Peles oleosas e acneicas, evitar hidratante comum no rosto. Há opções "oil free" no mercado; 

Para o não ressecamento dos lábios, é importante sempre passar hidratantes específicos para essa região, evitando rachaduras;

Usar filtro solar diariamente.

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