Martin Scorsese: mestre dos documentários musicais

Cineasta novaiorquino e a arte de contar histórias do rock clássico

harri.jpg

Por Claudio Dirani


Martin Scorsese é famoso por fantásticas produções como |Táxi Driver, Touro Indomável, Casio e Gangues de Nova York. Mas o cineasta nova-iorquino nascido no Queens há quase 76 anos também é brilhante nos documentários musicais.




Confira a lista!


The Last Waltz – 1976



Sua primeira empreitada na música foi o longa de 4 horas que marca o encerramento das atividades da The Band (grupo canadense famoso por suas turnês com Bob Dylan. Disponível em DVD com extras, a produção traz o grupo acompanhado por convidados de luxo como Eric Clapton, Neil Young e o próprio Bob Dylan.


No Direction Home – 2005



Demorou mais de três décadas para Scorsese se aventurar nos documentários. Essa espera toda (embora tenha dirigido o clipe Bad, de Michael Jackson em 1987)  foi válida. O filme (vencedor de um Grammy) conta a saga de Bob Dylan, desde sua chegada em Nova York até o momento em que trocou o violão pela guitarra na turnê britânica de 1966. Entrevistas com Joan Baez, Peter Seeger e Dylan são destaques, além de clipes raros.


Shine a Light – 2008



A banda favorita de Scorsese é a estrela deste incrível filme que destaca o show dos Rolling Stones no tradicional Beacon Theatre de Nova York, em 2006. Participações especiais de Christina Aguilera e até do ex-presidente Bill Clinton.


George Harrison: Living in the Material World - 2011



Produção aprovada pela viúva de George, Olivia Arias. e repleta de imagens históricas sobre a vida e obra do ex-Beatle. As participações especiais também valeram o ingresso: Paul McCartney, Ringo Starr, Eric Clapton e até o campeão de F1, o escocês Jackie Stewart.


@lphaFM

" "

LEIA TAMBÉM

Quando Bono inspirou Bob Dylan a gravar

Dia do Professor: Aos Mestres da música, com carinho

Músicas divertidas para crianças de todas as idades

# BODY