CULTURA & ENTRETENIMENTO

Lana Del Rey completa 36 anos: conheça um pouco da trajetória da artista

Romances melancólicos e estética Old Hollywood são a marca da artista

Por: Letícia Patu
21/06/2021 - São Paulo

Lana Del Rey completa 36 anos: conheça um pouco da trajetória da artista.

Hoje, 21 de junho, a cantora, compositora e poetisa norte-americana, Elizabeth Woolridge Grant, mais conhecida como Lana Del Rey, completa 36 anos. A artista nova-iorquina decolou mundialmente quando lançou a música “Video Games”, em 2011. Antes, ela já tinha tentado o estrelato, mas com dois outros pseudônimos: May Jailer e Lizzy Grant.


Seu estilo é reconhecido pelas letras e ritmos melancólicos, e pelas suas referências à cultura pop e aos Estados Unidos das décadas de 1950 e 1960, como o festival Woodstock, de 1969, citado em várias canções da artista.


Após o sucesso do single, Lana se destacou ainda mais com o álbum “Born To Die”, de 2012, que ficou em segundo lugar nas paradas e foi o quinto álbum mais vendido daquele ano. Em seguida, a artista lançou o EP “Paradise”, que rendeu a primeira indicação ao Grammy da cantora para "Melhor Álbum Vocal Pop", e um curta-metragem do projeto chamado “Tropico”, que apresenta as canções "Body Electric", "Gods & Monsters" e "Bel Air".


Em 2014, Lana lançou o disco “Ultraviolence”, mais sombrio que o primeiro, que recebeu críticas positivas e teve boa recepção comercial, sendo o primeiro de sua carreira a chegar ao número 1 nos Estados Unidos.


Os álbuns posteriores foram “Honeymoon” e “Lust For Life”, que foi marcado como o primeiro disco de Lana a ter colaborações. Os artistas escolhidos foram Stevie Nicks, Sean Ono Lennon, ASAP Rocky e The Weeknd.


Foi com o disco “Norman Fucking Rockwell”, de 2019, que Lana Del Rey se destacou com uma aclamação da crítica e também do público, rendendo uma estreia no terceiro lugar na parada norte-americana de álbuns Billboard 200 e, também, uma indicação ao Grammy para álbum do ano. O disco retrata romances trágicos, melancolia e, em especial, a decadência dos Estados Unidos no século 21.


O trabalho mais recente da artista foi o álbum “Chemtrails Over the Country Club”, de 2021, trazendo influências country folk.


Lana Del Rey também já teve canções tema da trilha sonora de filmes como “O Grande Gatsby”, “Malévola” e “Grandes Olhos”, além de uma pequena participação na música tema do filme “As Panteras” de 2019.


Uma curiosidade é que, em 2019, Lana lançou um livro de poesias chamado “Violet Bent Backwards Over the Grass”.

Veja também

6 estreias nos streamings em Agosto
CULTURA & ENTRETENIMENTO

6 estreias nos streamings em Agosto

As principais plataformas de filmes trazem novidades no catálogo

01/08/2021 - São Paulo

Solidariedade: Saiba onde doar roupas e cobertores em São Paulo
NOTÍCIAS

Solidariedade: Saiba onde doar roupas e cobertores em São Paulo

Há locais espalhados por todos os cantos da capital paulista

31/07/2021 - São Paulo

São Paulo Para Crianças: férias divertidas no Parque da Cidade
CULTURA & ENTRETENIMENTO

São Paulo Para Crianças: férias divertidas no Parque da Cidade

Tem mini tirolesa, boliche gigante, amarelinha, tudo grátis e com segurança

30/07/2021 - São Paulo