Estudo afirma que cachorros podem entender os humanos

A comunicação é algo fundamental em nossas vidas, e com os nossos amiguinhos de quatro patas não é diferente. Às vezes a gente se pergunta se o nosso pet consegue entender o que estamos falando para eles, não somente o comando, mas quando conversamos com os nossos cachorrinhos. 

Movidos pela mesma curiosidade, pesquisadores da Universidade Emory, nos Estados Unidos, analisaram o comportamento de alguns cães e chegaram a algumas conclusões que podem responder as nossas dúvidas .

Através de um estudo por imagem de ressonância magnética funcional, os cientistas procuraram entender como os cachorros compreendem as palavras que tentamos ensinar a eles e como eles as associam às coisas às quais elas se referem.

Segundo o estudo publicado pela revista Frontiers in Neuroscience, foram selecionados 12 cachorros de ambos os sexos e de diferentes raças, que passaram meses sendo treinados por seus donos. Durante esse período preparatório, eles deviam aprender o nome dado a dois objetos: um brinquedo de pelúcia, e outro de borracha.

As atividades cerebrais foram capturadas pela ressonância e estudadas, enquanto os donos pediam os brinquedos e diziam também outras palavras para observar a atenção do cachorro.

Ao contrário do comportamento humano, o exame mostrou que a região auditiva do cérebro dos cães ficou mais ativa quando os donos diziam coisas que não estavam relacionadas ao objeto. Entre nós, humanos, há uma ativação neural maior quando ouvimos palavras conhecidas e não novas.

Com base nos estudos, os profissionais acreditam na hipótese de que os cães fazem um esforço constante para nos entender e, portanto, agradar. Basicamente, os cachorros querem agradar os seus donos, e talvez também receber elogios e comida. Contudo, os pesquisadores chegaram à conclusão de que sim, os melhores amigos do homem possuem uma forma própria de compreensão de parte do que falamos, através da entonação e análise das palavras usadas .

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados