Especial Olimpíadas 2021: Taekwondo

Uma das artes marciais que são um sucesso entre os espectadores do jogos olímpicos é o taekwondo. Mas você sabe qual a diferença da modalidade, com relação às demais lutas disputadas nesta competição, como o karatê e o judô?

O que torna o taekwondo único?

O karatê é mais focado nos socos e chutes, sendo que, nos níveis avançados, tem algumas quedas e rasteiras básicas. Nesta modalidade, é comum dar bastante ênfase aos katas, que são coreografias com os golpes e é necessário aprendê-los para passar de faixa.

Já o Judô, na maior parte dos lugares, é ensinada de forma esportiva com alguma parte de auto defesa. O objetivo principal é derrubar o adversário com uma queda e depois imobilizá-lo. Nas competições não são válidos socos e chutes.

Contudo, o taekwondo é uma moderna arte marcial coreana e um esporte de combate. Nele, as pernas desempenham um papel vital nas ações e ataques. Fisicamente, o taekwondo é conhecido por desenvolver força, velocidade, equilíbrio, flexibilidade e resistência. 

Contexto histórico

A luta nasceu há mais de 2 mil anos, quando Ching Heung, 24º rei da dinastia Silla da Coréia, iniciou sua tropa de elite na arte dos combates livres (Hwa Rang Do). 

As disputas originaram uma forma inicial de combate, chamada soo bak, e seus mestres desenvolveram 25 posturas, de 924 a 1392. O mais legal disso tudo é que estas técnicas formaram, anos depois, a base do taekwondo moderno.

Com o fim da guerra no país, em 1945, novas escolas do gênero surgiram. Nelas, diversos mestres ensinavam lutas de variados estilos, como kwon bup, soo bak do, tangvsoo do. 

A luta participou como esporte de demonstração nos Jogos Olímpicos Seul 1988 e foi reconhecida como esporte oficial nos Jogos Olímpicos Sidney, nos anos 2000. 

Taekwondo no Brasil

O Taekwondo chegou ao Brasil oficialmente em julho de 1970, na cidade de São Paulo. A luta foi trazida pelo Grão Mestre Sang Min Cho e outros profissionais, como Sang Min Kim, Kun Mo Bang, que formaram a “Academia Liberdade”. No Brasil, o primeiro campeonato brasileiro de taekwondo ocorreu em 1973, em São Paulo. 

Veja alguns nomes que se tornaram referência do esporte em solo brasileiro:

Fábio Goulart medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos de Cuba em 1991. Fundou em Santos uma academia de taekwondo direcionada ao público infantil, considerada uma das maiores e melhores do país.

Natália Falavigna – uma das lutadoras e artes marciais que acumula o maior número de vitórias do mundo. Campeã mundial de taekwondo nas categorias júnior, adulta e universitária.

Diogo Silva – é um lutador de taekwondo brasileiro campeão pan-americano em 2007 e mundial universitário em 2009. Mede 1,78 m de altura e compete na categoria até 68 kg.

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados