PETS

Entenda a importância da castração em pets

Cirurgia é extremamente benéfica para a saúde dos animais

Por: Larissa Martin
17/09/2021 - São Paulo

Entenda a importância da castração em pets

É unânime entre os veterinários afirmar que a castração é a única maneira eficaz de controle de animais abandonados, além de prevenir doenças nos pets. Segundo Dalton Ishikawa, veterinário comportamentalista da Pet Games, é possível minimizar muitas zoonoses - que são as doenças transmitidas dos animais aos seres humanos e vice-versa - por meio da castração. "Estima-se que mais ou menos dois terços das doenças que os humanos podem desenvolver são zoonoses, então existe esse risco. Além disso, quando você castra o animal, você minimiza o desenvolvimento de vários tipos de câncer, principalmente câncer de mama, útero, ovário e evita pseudociese, além da gravidez indesejada", conta Dalton. 


Ainda existem dúvidas sobre qual é o melhor momento para a realização da castração. E, o mais recomendável, é que aconteça após o primeiro cio, no caso de cadelas e gatas. "O período varia de 8 a 10 meses de idade. Já a castração de macho, precisa ser antes da puberdade", explica. No entanto, a castração nem sempre é indicada para animais com idade avançada. Nesse caso, é recomendável que o dono leve o seu animalzinho para uma avaliação clínica. 


"O pós-cirúrgico da castração é muito tranquilo, desde que as pessoas sigam as orientações do médico veterinário, em relação à higiene, às medicações e ao manejo do animal. No caso do macho, é ainda mais simples do que das fêmeas. São removidos os dois testículos, chama-se orquiectomia e deve evitar que suje de fezes, sangue e terra para não causar alguma infecção", diz. 


Em hospitais e clínicas veterinárias, o valor da castração varia muito em relação ao peso, sexo e tipo de anestesia (injetável ou inalatória). Caso o dono do animalzinho não tenha condições financeiras de pagar a castração, é possível se informar sobre programas de controle reprodutivo gratuitos na sua cidade. Os Centros de Controle de Zoonoses (CCZs) costumam ter vagas para cães e gatos.


Em São Paulo, cada residente tem direito de castrar até dez animais gratuitamente pela prefeitura. Basta ir até uma Divisão de Vigilância em Zoonoses ou nas Unidades de Vigilância em Saúde (UVIS) com o CPF, RG, comprovante de residência atualizado em seu nome e comprovante de vacinação contra raiva do animal, se houver. Os endereços das unidades podem ser conferidos no site da Prefeitura de São Paulo.

Veja também

São Paulo Para Crianças: Personagens de
CULTURA & ENTRETENIMENTO

São Paulo Para Crianças: Personagens de "Hotel Transilvânia" divertem a criançada

Evento acontece até o dia 22 de outubro no Shopping Metrô Itaquera

15/10/2021 - São Paulo

fernanda abreu
CULTURA & ENTRETENIMENTO

"Nova geração precisa saber que é possível ter 30 anos de carreira", diz Fernanda Abreu

Cantora lança novo projeto em parcerias com Emicida e Projota

15/10/2021 - São Paulo

mpb
CULTURA & ENTRETENIMENTO

Alpha MPB estreia dia 17 de outubro!

Rádio on-line terá todos os estilos e épocas

13/10/2021 - São Paulo