CULTURA & ENTRETENIMENTO

Dia do Star Wars: Confira algumas curiosidades que vieram de outra galáxia

Nesta data comemorativa, Star Wars deseja que “A força esteja com você”

Por: Yuri Sena
04/05/2021 - São Paulo

Dia do Star Wars: Confira algumas curiosidades que vieram de outra galáxia

No dia 4 de maio é celebrado pelos fãs o Dia de Star Wars. Os admiradores da saga criada por George Lucas consideram a data um feriado não oficial e um momento propício para rever os nove filmes, além das séries e animações derivadas da obra.


Há muito tempo, numa galáxia muito, muito distante … o brilhante produtor cinematográfico George Lucas lançava o livro que seria o primeiro contato do público com o lendário universo interestelar. 


Star Wars não é apenas uma história de fantasia. A saga faz parte de um universo mitológico que ultrapassou todos os limites das telonas e entrou definitivamente na cultura pop como um dos maiores clássicos de ficção científica. 


Os longas sempre são imersos por vários fatos interessantes que vão muito além das telas do cinema. Confira algumas curiosidades presentes na saga de Guerra nas Estrelas.  


A marcha imperial de Darth Vader



Interpretada por diversas orquestras por todo o mundo, a marcha imperial, marca registrada do vilão Darth Vader em cena, é inesquecível até mesmo para quem nunca conseguiu completar os filmes da saga. Até a banda de rock Metallica já regravou a icônica música de entrada de Vader, composta por John Williams, especialmente para o personagem.




Jedi japonês



O nome jedi (jedai) é resultado da influência do diretor Akira Kurosawa, um dos mais renomados cineastas japoneses. Sua obra é dividida em dois gêneros: gendai-geki, que se passam no presente e jidai-geki, que são retratados no passado, sendo esse último, inspiração para que George Lucas nomeasse os Jedis dessa forma.



Construções feitas na Tunísia para o filme ainda estão de pé



Para gravar as cenas no planeta deserto de Tatooine, a produção de Star Wars construiu pequenas e estranhas casas em várias regiões da Tunísia. Algumas ainda estão de pé e outras são habitadas. Já pensou em morar na mesma casa que viveu Luke Skywalker? 



C-3PO é interpretado pelo mesmo ator até hoje



Um verdadeiro fã de Star Wars, Anthony Daniels, interpreta C-3PO desde sua primeira aparição nos cinemas. Ele dá vida ao querido android atrapalhado desde sua criação e coleciona objetos relacionados aos filmes, como todo bom fã. 



Guerra do Vietnã 



A Guerra dos Rebeldes contra o Império, que acontece no Episódio IV: Uma Nova Esperança, retrata a ação de uma batalha terrível e relembra a Guerra do Vietnã - que aconteceu enquanto George Lucas escreveu o primeiro filme da franquia.



O penteado icônico da Princesa Leia



O penteado marcante da Princesa Leia foi inspirado na guerreira mexicana Clara de La Rocha. Os coques nas laterais do cabelo já eram usados pela revolucionária no ano de 1910, durante a Revolução Mexicana.


Veja também

Home office dias das mães
MÊS DAS MÃES

Maternidade, home office e as aulas online dos filhos: saiba como lidar com o novo normal

Vanessa Galvani dá dicas de como tornar esse momento menos estressante

09/05/2021 - São Paulo

artistas plásticos
CULTURA & ENTRETENIMENTO

Conheça a história dos artistas plásticos mais influentes do Brasil

Anita Malfatti e Tarsila do Amaral são alguns dos destaques

08/05/2021 - São Paulo

plasma covid-19
CORONAVÍRUS

Plasma após Covid-19: doar para combater a pandemia

Taxa de internação caiu em 30% em pacientes que receberam os anticorpos

07/05/2021 - São Paulo