WELLNESS

Dia do Riso: Especialistas citam benefícios para o bem-estar

Sorrir reduz estresse e pode aumentar o sistema imunológico

Por: Larissa Martin
18/01/2021 - São Paulo

Sorrir reduz estresse e pode aumentar o sistema imunológico

Muito mais que uma manifestação de felicidade e alegria, rir tem inúmeros benefícios para a saúde. O Dia Internacional do Riso, comemorado nesta segunda-feira (18), tem como objetivo mostrar às pessoas o quão forte pode ser esse estado de espírito, uma verdadeira terapia para o corpo e a alma. 


O psicólogo Ricardo Milito diz que sorrir é uma grandiosa ferramenta para estreitar laços sociais, além de melhorar a forma que lidamos com conflitos e momentos difíceis. “Lembra daquela brincadeira de olhar para um amigo, um de frente para o outro, onde perde aquele que rir primeiro? Era difícil controlar o riso, não? Nós, seres humanos, somos influenciados diretamente pelo meio que vivemos. Ou seja, o comportamento de outras pessoas reflete na forma que agimos, sentimos e pensamos”, explica. 


O ato de sorrir está presente desde sempre nas relações humanas, sendo natural e extremamente fundamental. É, além de tudo, uma forma de comunicação do homem, já que rimos para expressar sensações agradáveis e, também, amenizar situações adversas, podendo ser uma mensagem de disposição para diálogo ou reconciliação. Para médicos e cientistas, o riso é ótimo para a saúde, pois diminui o estresse e libera substâncias benéficas no organismo. 


"O riso melhora a saúde física e mental, principalmente através da liberação de neurotransmissores como a serotonina e a dopamina. Esses neurotransmissores estão associados a uma sensação de prazer, de bem-estar. E isso faz a redução do estresse", conta a neurologista e especialista pela Academia Brasileira de Neurologia, Ana Paula Peña Dias. Com a liberação dos neurotransmissores, nós temos uma menor produção de cortisol, que é a substância relacionada ao estresse. 


Aquela frase popular que diz que "rir é o melhor remédio" não é falada à toa por aí. O riso, de certa forma, tem poder preventivo em relação à doenças, sendo cientificamente defendido e comprovado. "Ele [o riso] tem sido utilizado como coadjuvante nos tratamentos de doenças e, também, é associado no processo de cura. Existem trabalhos que mostram que ambientes hospitalares mais alegres e felizes, onde o riso é mais estimulado, são ambientes que geram nos pacientes uma maior sensação de conforto, relaxamento, bem-estar...", conta Ana Paula. Além disso, também fortalece o sistema imunológico, principalmente na produção de endorfinas, que reduzem o estresse e, consequentemente, diminui a formação de cortisol. "Com menos cortisol circulante, há uma maior ativação das células de defesa do corpo, com os linfócitos B, T, as células NK. Isso fortalece o sistema imunológico", conta. O psicólogo Ricardo Milito completa: " Quando sorrimos, o fluxo sanguíneo aumenta, o que melhora a função dos vasos, nos protegendo contra ataques cardíacos e outros problemas cardiovasculares". 


Todos esses benefícios vão desde o sorriso mais singelo, até a gargalhada. A diferença, no entanto, se dá na intensidade, pois, quanto mais intenso, maior a liberação de endorfina. Mas, para a neurologista, quanto mais verdadeiro, mais você trará um benefício maior. "O fato é que, pessoas que sorriem mais, têm uma maior sensação de bem-estar. É comprovado e existe um consenso”. 


As vantagens do riso servem de apoio, inclusive, para a saúde mental de cada um pois, além da redução de doenças como, ansiedade, depressão e síndrome do pânico, contribui para um melhor relacionamento com as pessoas à nossa volta. "A gente costuma dizer que o sorriso é contagiante, ele une, atrai as pessoas. Faz bem não só para você, mas para aquele local onde você está, como se fosse realmente contagiante", explica a médica. 

Hoje, às 17h, a Alpha vai conversar com Arilson Lopes, o Dr. Ado, dos Doutores da Alegria. Ele vai contar como funciona a chamada “terapia do riso” utilizada pela organização, que há quase 30 anos visita hospitais públicos no país, com o objetivo de levar cultura e arte aos à crianças e adolescentes internados. Acompanhe a live no Instagram @radioalphafm.

Veja também

Bruno Mars Maroon 5 Paralamas do Sucesso Justin Bieber Jão
CULTURA & ENTRETENIMENTO

Bruno Mars, Maroon 5 e Paralamas do Sucesso lançam clipes inéditos

Jão e Justin Bieber também divulgaram novos hits

05/03/2021 - São Paulo

Pets Comedouros Elevados
PETS

Entenda a importância dos comedouros elevados para pets

Inclinação ao se alimentar provoca uma sobrecarga nas articulações

05/03/2021 - São Paulo

Pato Fu
CULTURA & ENTRETENIMENTO

São Paulo Para Crianças: Pato Fu apresenta show online no Diversão em Cena ArcelorMittal

Banda utiliza instrumentos musicais de brinquedo e em miniatura para o show

05/03/2021 - São Paulo