Dia do Compositor Brasileiro: histórias por traz de canções

Descubra como surgiram alguns sucessos

ss_1.png

Neste domingo, 7, comemora-se o Dia do Compositor Brasileiro. Aquele que tem o dom de transformar suas emoções em canções e tocar o coração do outro através de uma simples letra.


Para compor uma música é preciso muita criatividade e, em muitos casos: inspiração. Pensando nessa arte, selecionamos alguns sucessos da música brasileira que, por traz da melodia, traz uma bela e inusitada história.


Confira:


1. Chico Buarque - Apesar de você


A composição de Chico foi escrita como uma crítica direta contra a ditadura militar. Além de ser no mesmo ano em que a seleção brasileira de futebol conquistou o tricampeonato mundial, e as torturas e desaparecimentos de pessoas contrárias ao regime do general Médici ocorreram.


Confira um vídeo em que o cantor comenta sobre a canção:



2. Nando Reis – Segundo Sol


“Segundo Sol” foi escrita após uma conversa de Nando com uma amiga, que acreditava que um segundo sol realmente apareceria futuramente.


Inclusive, o cantor postou recentemente um vídeo em seu canal do Youtube contando a história da música que, hoje, é tema e trilha sonora da novela “Segundo Sol”, da Globo.


Assista:



3. Cazuza e Arnaldo Brandão - O Tempo não Para


Após Arnaldo Brandão presentar Cazuza com a melodia e algumas falas da música, o cantor se empolgou e disse que a transformaria em um protesto. Na época, Cazuza se sentia indignado e lutava para encontrar uma solução para a sua doença.


“Disparo contra o sol

Sou forte, sou por acaso

Minha metralhadora cheia de mágoas

Eu sou um cara cansado de correr na direção contrária

Sem pódio de chegada ou beijo de namorada

Eu sou mais um cara”


Confira o vídeo “Cazuza: Por Trás da Canção” com depoimentos de grandes nomes como Ney Matogrosso e Arnaldo Brandão:



Internacionais


A data que homenageia todos os compositores do mundo, é dia 15 de janeiro. Mas mesmo comemorando agora o Dia do Compositor Brasileiro, também selecionamos hits internacionais que trazem histórias legais.


Confira:


1. Coldplay - Fix You


Chris Martin escreveu a música para Gwyneth Paltrow, sua ex-esposa, que havia perdido o pai, Bruce Paltrow. Em uma entrevista, o cantor disse que compôs a canção em um orgão que era de Bruce, o que torna a canção ainda mais especial.


Além disso, um estudo divulgado em 2012, do compositor e produtor musical de teatro David King, com o objetivo de descobrir mais sobre o que ele descreveu como “o poder da música”, revelou que “Fix You” era considerada a 8ª música mais triste de todos os tempos.


Confira um video legendado:



2. The Beatles - Hey Jude


A canção foi escrita em junho de 1968, quando Paul McCartney foi visitar Cynthia Lennon e seu filho Julian. Após o interesse de John em Yoko Ono e o pedido de divórcio de Cynthia, Paul como amigo do ex-casal, sentiu que precisava dar seu apoio a ela.


"Eu achei que como amigo da família eu poderia ir a casa deles dizer que tudo ficaria bem, tentar animá-los e ver como estavam. Eu dirigi cerca de uma hora. Eu costumava desligar o rádio nessas viagens e cantarolar, vendo se conseguia compor canções. Então comecei a cantar - 'Hey Jules - don't make it bad, take a sad song, and make it better...' – como uma mensagem de esperança para Julian. Tipo, ‘qual é cara, seus pais estão se divorciando, sei que não está feliz, mas você ficará bem.’ Depois eu mudei o nome de Jules para Jude, que era um personagem em Oklahoma! e eu gostei do nome”; contou Paul no “The Beatles Anthology”.


Veja:



3. John Newton – Amazing Grace


Segundo o ministro Wintley Phipps, antes de se tornar um cristão, o compositor John Newton era o capitão de um navio de escravos. E muitos acreditaram que ele havia escutado a música que parecia muito com um “lamento da África ocidental”.


Prepare-se para se emocionar:



Sem música o mundo ficaria sem graça, não é mesmo?! Por isso, a Alpha FM parabeniza a todos que, com letra e melodia, aproximam culturas e fazem história.


Por: Tamires Cioffi

" "

LEIA TAMBÉM

Dia das Crianças: Uma homenagem da Alpha

Outubro Rosa: A Alpha FM na luta contra o câncer

Entrevista com Paulinho Moska

# BODY