WELLNESS

Contato com natureza colabora para saúde mental

Psicóloga explica os benefícios para adultos e crianças

Por: Larissa Martin
16/03/2021 - São Paulo

Contato com natureza colabora para saúde mental

O constante contato com ambientes externos e a natureza vem sendo associado a diversos benefícios para a saúde do ser-humano, como a melhora no desenvolvimento cognitivo e físico. Essa relação ganha cada vez mais força entre a comunidade científica, que já conta com estudos sobre os benefícios que a exposição à natureza pode trazer, principalmente para aqueles que vivem em centros urbanos.


"Ela [natureza] reduz os níveis de estresse, ansiedade, compulsão e os sintomas da depressão", conta a psicóloga especialista em atendimento clínico Marilene Kehdi. "Estar em contato, apreciar, contemplar, desfrutar, sentir o cheiro, respirar o ar, pisar na terra e nas folhas secas, causam sensação de vitalidade, bem estar e relaxamento", completa. 


Segundo um estudo publicado na revista britânica Nature, no ano de 2019, duas horas por semana em contato com a natureza já são capazes de promover um aumento na sensação de bem-estar, melhora do humor e alívio dos sintomas de depressão, por exemplo. "Áreas verdes provocam um efeito calmante e restaurador, por isso, quanto mais espaços verdes nas grandes metrópoles, onde o nível de estresse e ansiedade são muito altos nas pessoas, maior o impacto positivo para a saúde física e mental e para a qualidade de vida". 


Por isso, para os que vivem em grandes cidades, onde a quantidade dessas áreas é menor, é necessário criar adaptações no espaço residencial e, também, corporativo. "A dica é manter dentro de casa e, se possível, no ambiente de trabalho, alguns vasos com plantas e flores de sua preferência, e reservar um horário do dia somente para cuidar delas, focando toda sua atenção no que está fazendo", explica. "Os efeitos são terapêuticos. Aproveite para ensinar as crianças a plantarem e cuidarem das plantas, flores, frutos e hortas", diz a psicóloga.


No caso de bebê e crianças, que estão em fase importante de desenvolvimento, os benefícios são ainda maiores: podem ajudar a despertar boas emoções, diminuem a hiperatividade, melhoram a respiração, entre outros. "É fundamental levá-las, sempre utilizando máscaras e respeitando as orientações do Ministério da Saúde, em virtude da pandemia, para passear nos parques, ao ar livre, ver os pássaros, respirar o ar puro, conhecer e aprender sobre a natureza. Isso colabora com o desenvolvimento neuropsicomotor, além de enriquecer a imaginação e criatividade", explica Marilene. "O contato com a natureza é 'tudo de bom', para todas as pessoas de todas as idades". 

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