NOTÍCIAS

Conheça a história dos artistas plásticos mais influentes do Brasil

Anita Malfatti e Tarsila do Amaral são alguns dos destaques

Por: Nicole Defillo
08/05/2021 - São Paulo

artistas plásticos

Hoje, 08 de maio, é conhecido como Dia do Artista Plástico e nada melhor do que conhecer o trabalho desses grandes pintores para entrar no mundo artístico.


Por isso, nós selecionamos 6 pintores que marcaram história na arte brasileira e que também conseguiram fazer um legado internacional. Confira: 


Anita Malfatti



Se houvesse um título de artista mais inovador, com certeza, ele seria entregue a Anita Malfatti. Afinal, ela é uma das pioneiras de alguns dos movimentos mais importantes da arte brasileira, como o Modernismo e o Cubismo. Além do mais, ela foi um dos destaques da Semana de Arte Moderna de 1922, que aconteceu no Rio de Janeiro.


Ela fluía entre diferentes estilos, como pintura, gravura, ilustração e desenho, e expôs suas obras magníficas ao redor do mundo. Em constante experimentação de novidades, o estilo da artista plástica é marcado pela diversidade, como a tela "A boba", criada em 1916.



Tarsila do Amaral 



Obviamente nesta lista o nome da Tarsila do Amaral não poderia faltar. Essa icônica pintora, junto com sua amiga pessoal Anita Malfatti, é uma das mais importantes artistas plásticas modernistas do Brasil. Ela era muito inovadora e experimental em seu trabalho, sendo também uma das protagonistas das atividades antropofágicas.


Não há dúvida de que Tarsila do Amaral é uma das mais famosas artistas brasileiras no exterior. Autora de obras que representam ídolos da arte, como "Abaporu", o legado desta profissional deixou uma profunda impressão.



Vik Muniz



Formado em publicidade, o jovem Vik Muniz foi para os Estados Unidos tentar a vida aos 22 anos, e não é que deu certo! Além de recriar obras famosas como Mona Lisa ou retratos de Freud e Che Guevara, Vik Muniz também utilizou materiais incomuns em obras 100% originais.


A maior característica do trabalho do artista é que ele é feito de materiais perecíveis e pouco utilizados em ambientes artísticos, como ketchup, açúcar, feijão, café e até mesmo migalhas. Suas criações também possuem uma consciência social forte, fazendo-o ocupar o lugar de um provocador que leva o público a pensar além da caixa.



Beatriz Milhazes



Beatriz Milhazes conquistou sucesso no Brasil e no mundo, aos 20 anos. Afinal, essa famosa artista plástica ganhou destaque em grandes mostras internacionais e nacionais ao expor obras que combinam técnicas da pop art com artesanato.


Atualmente, Beatriz é uma das mais conhecidas e valiosas artistas visuais no exterior. Suas obras são ricas em cores e, em muitos casos, apresentam elementos da arte surrealista.



Tomie Ohtake



Com intelectualidade e animação, Tomie Ohtake não poderia deixar de entrar nessa lista. Uma vez que a profissional produziu obras únicas, explorando diferentes estilos em suas pinturas, cores e texturas, com uma grande habilidade técnica e muita profundidade.


Além da pintura, a artista plástica mergulhou no mundo das esculturas, produzindo peças que funcionavam como extras ou derivações de suas telas.



Cândido Portinari



O pintor, gravador e ilustrador Cândido Portinari é o nome por trás de algumas das obras mais famosas das artes plásticas brasileiras, como a tela “Café” (1935).


Engajado politicamente, o artista usava suas telas para retratar as dificuldades enfrentadas pelo povo no dia a dia. Além disso, ele também foi um porta-voz das injustiças sociais e procurou divulgar um Brasil marcado pela desigualdade, sempre usando o pincel e as tintas.


Veja também

Lana Del Rey completa 36 anos: conheça um pouco da trajetória da artista.
CULTURA & ENTRETENIMENTO

Lana Del Rey completa 36 anos: conheça um pouco da trajetória da artista

Romances melancólicos e estética Old Hollywood são a marca da artista

21/06/2021 - São Paulo

20 de junho, Dia Internacional do Surfe
CULTURA & ENTRETENIMENTO

20 de junho, Dia Internacional do Surfe

Entre nessa onda e saiba mais sobre o esporte

20/06/2021 - São Paulo

Itaú Cultural lança plataforma gratuita de streaming 
CULTURA & ENTRETENIMENTO

Itaú Cultural lança plataforma gratuita de streaming 

Ideia do projeto é democratizar o acesso a produções de todo o Brasil

19/06/2021 - São Paulo