Confira 8 livros para ler em um dia

Lista reúne obras incríveis com até 100 páginas

Confira 8 livros para ler em um dia

Por Carolina Peliciari 


Livros curtos, mas de qualidade, são uma ótima opção para os amantes da leitura. Grandes nomes da literatura mundial, como José Saramago e Franz Kafka, possuem obras com menos de 100 páginas e que são verdadeiros clássicos. Pensando nisso, selecionamos oito livros para você ler em apenas um dia. Confira e boa leitura!


“O Coronel Chabert”, de Honoré de Balzac



Ambientada na França do século XIX, a obra tem 88 páginas e conta sobre a vida de Chabert, um Coronel que volta para casa, anos após ter tido como morto em uma batalha. Chegando em sua antiga residência, ele descobre que sua esposa herdou toda a fortuna e se casou. A casa onde morava foi demolida e até a rua foi renomeada. Diante disso, Chabert pede ajuda a um advogado para reconstruir a sua identidade. 



“O Conto da Ilha Desconhecida”, José Saramago 



A obra, escrita por um dos nomes mais importantes da literatura portuguesa, José Saramago, contém 64 páginas, e narra a história de um homem que solicita ao rei um barco para viajar até uma ilha desconhecida. O rei confronta a ideia, argumentando que não há como ele ir até o local, porque a ilha é, até então, desconhecida. Mesmo assim, o rapaz embarca na aventura. O livro faz uma crítica social e hierárquica, além retratar o mundo e as característica dos homens, como ambição e otimismo. 



“O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry



Um dos maiores clássicos da literatura mundial, “O Pequeno Príncipe” narra a história de um aviador que cai no deserto do Saara e encontra um príncipe, que embarca com ele, em uma viagem cheia de reflexões sobre o sentido e os valores da vida. O livro tem 96 páginas para você se aventurar nessa jornada poética. 



“A Metamorfose”, de Franz Kafka



O livro “A Metamorfose”, escrito por Franz Kafka, narra a história de um caixeiro-viajante, que deixa de lado os seus desejo e sonhos, para sustentar a família. Certo dia, ele acorda e é metamorfoseado em um inseto.  No decorrer da narrativa, os familiares terão que abdicar de suas vidas, para cuidar do rapaz. A obra, um dos grandes clássicos da literatura mundial, traz uma reflexão acerca do diferente e tem 100 páginas. Kafka levou menos de um mês para escrevê-la.



“Um Coração Simples”, de Gustave Flaubert



No livro, “Um Coração Simples”, Gustave Flaubert, considerado um dos pioneiros do realismo literário, relata a história de Félicité, uma jovem simples, que trabalha há anos para a viúva, Sra. Aubain. No decorrer das 80 páginas, o autor descreve a moça, que cuida dos filhos da patroa e de seu sobrinho, destacando as qualidades de Félicité, como o amor ao simples e o cuidado. 










“O Curioso Caso de Benjamin Button”, de Francis Scott Fitzgerald



A obra narra a história de Benjamin Button, um garoto que nasceu com a aparência de um idoso e que, ao longo de sua vida, vai rejuvenescendo e vivenciando novas experiências como o medo, o amor e a felicidade. A obra tem 72 páginas e inspirou o filme homônimo, lançado em 2008. 



“Bartleby, O Escrituário”, de Herman Melville 



O livro é narrado pelo ponto de vista do sócio de um escritório de advocacia, localizado em Nova York, que conta a história de Bartleby, um jovem escrivão. No decorrer da narrativa, o leitor passa a conhecer a personalidade do rapaz, que se recusa a fazer qualquer atividade que lhe é designada, respondendo tudo com “não”. A obra tem 96 páginas.










“A Morte de Ivan Ilitch”, de Lev Tolstói



Considerado um dos maiores clássicos da literatura mundial, a novela, escrita por Lev Tolstói, mostra a vida de Ivan Ilitch, um juiz de instrução que, após descobrir uma grave doença, começa a refletir sobre o sentido da vida e de sua existência. A obra tem 96 páginas.


r