Associação promove empoderamento e ajuda mulheres

No dia 08 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Como é uma data de extrema importância, principalmente em tempos em que a mulher mostra ainda mais o seu papel na sociedade, preparamos matérias especiais para todo o mês. 

Hoje nossa pauta é sobre uma ONG voltada para reduzir as desigualdades de gênero e a prevenção e combate à violência contra a mulher, que tem como intuito resgatar o empoderamento. Esta é a ONG Nova Mulher. Criada em 2015 e localizada no território da Vila Nova Cachoeirinha, em São Paulo, o espaço oferece oficina e cursos de geração de renda, estimulando o empreendedorismo e cooperação. 

Maria Regina Victoriano, socióloga e diretora da instituição, conta que o público-alvo são mulheres a partir de 16 anos da região, mas que atendem qualquer mulher que procurar a ONG. 

Além das oficinas, o local oferece atividades de desenvolvimento pessoal, formação de gênero e estímulo à cidadania e atendimento individual com orientação sócio-jurídica sobre os diretos em geral e sobre a relação a violência doméstica e de gênero.

“Os principais e os mais concorridos são os cursos de geração de renda da área da Beleza: manicure e pedicure, assistente de cabelereiro(a), design de sobrancelhas, depilação, entre os principais. São cursos que oferecem uma capacitação num tempo relativamente curto e que proporcionam possibilidades de geração de renda em seguida da formação.”, afirma Maria Regina. 

A ONG, que não recebe nenhum tipo de recurso público, participa de editais de financiamentos de projetos para organizações realizados por algumas empresas e institutos, mas a concorrência é grande. “Ganhamos nosso primeiro edital no fim do ano de 2020, para compra de materiais para cursos, mas é um apoio financeiro de uma única vez.”, relata a socióloga. 

A diretora da instituição conta que já foram estabelecidas diversas parcerias pontuais com empresas de diversos portes para diferentes ações, como arrecadações de itens para o Brechó, campanhas de doação de material de limpeza e descartáveis, entre outras. 

“Nossa sustentabilidade, em quase 6 anos de existência, tem sido baseada em 3 pilares: voluntariado, doações e parcerias”, conta Maria Regina.

{ galeria 1221 }

Leia mais: 6 biografias de mulheres fortes e inspiradoras

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados