6 filmes sobre ballet que vão te encantar

'Cisne Negro', 'Billy Elliot' e 'Sapatinhos Vermelhos' estão na lista

6 filmes sobre ballet que vão te encantar

Por: Nicole Defillo 


Muitas vezes, os longas mais clássicos de Hollywood são baseados em espetáculos de ballet capazes de nos emocionar. Por isso, nós elaboramos uma lista com seis filmes que falam sobre essa maneira única de se expressar e de contar uma história. Afinal, música e dança são um casal de tirar o fôlego, não é mesmo?! Confira:


‘O Quebra Nozes e os Quatro Reinos’ (2018) e ‘Barbie e o Quebra Nozes’ (2001)



‘O Quebra Nozes e os Quatro Reinos’ é uma adaptação moderna do clássico ballet, normalmente apresentado no natal, “O Quebra Nozes”. A obra, escrita em 1891, é de autoria de um dos coreógrafos russos mais famosos mundialmente, sendo ele: Tchaikovsky. 


No enredo da nova versão, Clara, uma jovem esperta e independente, perde a única chave mágica capaz de abrir um presente de valor incalculável dado por sua falecida mãe. Ela decide, então, iniciar uma jornada de resgate que a leva pelo Reino dos Doces, o Reino das Neves, o Reino das Flores e o sinistro Quarto Reino. O que ela não sabe é que sua mãe também possui uma história de longa data com esses lugares. Confira o trailer:



Essa não é a primeira adaptação do ballet para as telonas. Em 2001, o Rainmaker Studios e a Mattel lançaram, juntos, a animação infantil “Barbie e o Quebra Nozes”, sendo considerado o primeiro filme da série cinematográfica animada por computador da Barbie. Com certeza, esse desenho vai garantir ótimos momentos junto às crianças nas sessões cinema. Clique aqui para assistir ao trailer.


'Cisne Negro' (2010)

Na trama, Nina é uma bailarina cuja obsessão pela dança supera todas as facetas de sua vida. Quando o diretor artístico da companhia decide substituir sua prima ballerina para a produção de estreia de "O Lago dos Cisnes", Nina é sua primeira escolha. Sua concorrente é a novata Lily. Embora Nina seja perfeita para o papel do Cisne Branco, Lily personifica o Cisne Negro. A rivalidade entre as duas bailarinas se transforma em uma amizade distorcida e o lado obscuro de Nina começa a vir à tona.



O filme fez tanto sucesso que foi indicado para diversas premiações, incluindo cinco categorias do Oscar, sendo elas: Melhor Filme, Melhor Fotografia, Melhor Atriz, Melhor Diretor e Melhor Montagem. Contudo, naquela edição, o longa arrematou somente a estatueta de Melhor Atriz, para Natalie Portman que deu vida a personagem principal.



'Sapatinhos Vermelhos' (1948)

A produção, lançada em 1948, foi dirigida por Michael Powell e Emeric Pressburger e, com certeza, é a obra mais famosa da dupla de cineastas. O longa é baseado em um famoso conto de fadas do poeta e autor dinamarquês, Hans Christian Andersen, publicado pela primeira vez em 7 de abril de 1845. 



No roteiro do filme, Vicky Page é uma aspirante a bailarina dividida entre a dedicação à dança e a vontade de amar. Seu empresário exige dedicação exclusiva ao ballet, porém Vicky se apaixona por Julian Craster e acaba tendo que escolher entre sua carreira e um amor arrebatador. 


Um fato interessante sobre o longa, é que desde seu lançamento até os dia atuais, a coreografia final de Vicky é uma das mais complexas e mais apresentadas em festivais de dança nacionais e internacionais, já que possui um alto nível de dificuldade técnica e interpretativa.



'Billy Elliot' (1999)

'
Billy Elliot', lançado em 1999, é uma comédia dramática extremamente sensível. O filme, retrata a história de um garoto de 11 anos que, apesar de ser forçado a ter aulas de boxe pelo pai, se descobre apaixonado pela arte da dança, mais precisamente, pelo ballet.



Na trama, é visível a dedicação do garoto e seu contato, cada vez maior, com essa dança, geralmente associada ao universo feminino. Durante os conflitos entre as personagens, é possível ver que as dificuldades instigam coragem e determinação para quem quer seguir seus sonhos, não importando os obstáculos. Simples, sensível e recheado pela alegria da dança. Confira o trailer:



'Dançando Para a Vida' (2007)

O longa, baseado na obra homônima do escritor Noel Streatfeild, é ambientado na década de 1930 em Londres. A produção conta a história das órfãs Pauline, Petrova e Posy Fossil, que são adotadas pelo excêntrico explorador Professor Matthew Brown, e criadas por Sylvia, sua sobrinha altruísta. Quando o Professor desaparece, Sylvia tenta dar conta das despesas alugando quartos para hóspedes cujos atos  mudarão suas vidas para sempre. 



Enquanto isso, as garotas são matriculadas na escola de teatro e, isso, combina com os desejos da ambiciosa Pauline, que está ansiosa para atuar, e com a vontade de Posy, uma dançarina nata, mas Petrova, que deseja ser aviadora, sofre com a frustração e o desapontamento. As irmãs juram “colocar seus nomes nos livros de história” e esse desejo mantém a família unida a qualquer preço. 


O filme possui um elenco de peso, sendo estrelado por Emma Watson, Lucy Boynton, Yasmin Paige, Richard Griffiths e tantos outros. Confira um trecho do longa:


r