Da literatura para a televisão: conheça os livros que vão ser adaptados para séries

Para quem é apaixonado por leitura, não há nada mais empolgante do que ver seus personagens favoritos ganharem vida na televisão. E, é claro que as séries são os melhores meios para fazer com que esse sonho se torne realidade. 

Em 2021, os streamings – sejam eles Hulu, Netflix, HBO, Disney+ e Amazon Prime – prometem adaptar diversas obras em minisséries, seriados e produções exclusivas. Confira alguns dos destaques deste ano: 

Americanah, de Chimamanda Ngozi Adichie

A obra “Americanah”, escrita por Ngozi Adichie, conta a história de dois jovens nigerianos, Ifemelu e Obinze, que se conheceram na adolescência e se apaixonaram. Ifemelu imigra para os Estados Unidos para frequentar a universidade, enquanto Obinze se torna um imigrante sem documentos em Londres. Com isso, Obinze não consegue encontrar Ifemelu nos EUA após as restrições geradas pelo ataque de 11 de setembro. A trama retrata suas vidas ao longo dos anos.

A história está sendo adaptada no formato de uma minissérie que terá, apenas 10 episódios. Todos os capítulos da série serão exibidos na HBO Max. 

Daisy Jones and The Six, de Taylor Jenkins Reid

“Daisy Jones and The Six” está sendo adaptado em uma série original da Amazon Prime. A produção vai ser estrelada por Sam Claflin, protagonista do filme "Como Eu Era Antes de Você", e Riley Keough, conhecida pelo seu trabalho em "Mad Max: Estrada da Fúria". 

No livro, Daisy Jones é uma mulher jovem e talentosa, que está apenas começando sua carreira no mundo da música quando um produtor a junta com The Six, uma banda de blues-rock em ascensão. A obra conta a história da banda, sua chegada ao topo, queda e tudo que aconteceu no meio disso pelo ponto de vista de todos os integrantes. 

O Homem de Giz, de C. J. Tudor 

Se você é fã de "Stranger Things" e das obras do mestre do horror Stephen King, o livro "O Homem de Giz" traz uma mescla imperdível com um toque de suspense. Na história, os personagens são bem construídos, situações misteriosas de tirar o fôlego e reviravoltas que vão impressionar até os mais exigentes.

A história fala sobre o ano de 1986, Eddie e os amigos Na época, os meninos passam a maior parte dos dias andando de bicicleta pela pacata vizinhança em busca de aventuras. Os desenhos a giz são seu código secreto: homenzinhos rabiscados no asfalto; mensagens que só eles entendem. Mas, um desenho misterioso leva o grupo de crianças até um corpo desmembrado e espalhado em um bosque. Depois disso, nada mais é como antes.

O livro de C. J. Tudor vai virar uma série de seis episódios pela emissora britânica BBC. Infelizmente, ainda não temos uma data prevista para o lançamento.

Recursão, de Blake Crouch 

Antes mesmo do lançamento, a obra "Recursão" já era sondada por produtoras e, não demorou muito para que a Netflix viesse com a confirmação de que adquiriu os direitos autorais para uma adaptação do livro. O mais interessante é que a história não virará apenas um seriado, mas também um longa-metragem, produzidos por Shonda Rhimes – responsável por "Grey's Anatomy" e "How To Get Away With Murder" – e Matt Reeve – diretor de "Cloverfield" e "Planeta dos Macacos: O Confronto". 

Na história, uma doença misteriosa assola o mundo: as pessoas começam a se lembrar de vidas que nunca tiveram, o que as faz tomar decisões letais. O detetive Barry decide investigar a fundo a Síndrome da Falsa Memória, mas, quanto mais se aproxima de respostas, mais se vê preso na misteriosa teia que envolve o caso. 

Enquanto isso, a neurocirurgiã Helena está em busca de uma cura para o Alzheimer, até que um bilionário excêntrico decide patrocinar a pesquisa. Mas, os verdadeiros motivos por trás disso são mais obscuros do que ela poderia imaginar.

Território Lovecraft, Matt Ruff

Recheado de ação e dividido em oito capítulos com histórias independentes mas, conectadas entre si, "Território Lovecraft" foi a inspiração perfeita para a série feita pelo diretor de Star Wars, Jordan Peele.  

Tudo começa quando Atticus recebe uma carta inesperada do pai, pedindo que o jovem volte para casa. Ele logo descobre que o pai foi capturado por uma seita milenar misteriosa, e parte em uma road trip com seu tio George e sua amiga para resgatá-lo.

O seriado, intitulado "Lovecraft Country'', é baseado nos contos do mestre do terror H.P. Lovecraft, chega em junho no canal da HBO.

Pátria, de Fernando Aramburu

Outra aguardada produção da HBO, é a adaptação de "Pátria". A série será dividida em oito episódios e é o primeiro original espanhol do canal. No trailer, divulgado pela HBO, a história parece bastante fiel ao livro, mostrando os dramas desses conflitos nos quais não há nem mocinhos e nem bandidos.

A história acompanha duas famílias ao longo de décadas durante a luta pela independência do País Basco, na Espanha. Em um determinado período, Bittori foi obrigada a deixar a vila em que cresceu após o marido ser assassinado pelo ETA, o violento grupo separatista basco. Anos depois, quando o fim da luta armada é anunciado, a senhora decide retornar para acertar as contas com o passado.

Percy Jackson e os Olimpianos, de Rick Riordan

A saga “Percy Jackson e os Olimpianos”, escrita pelo norte-americano Rick Riordan, será novamente adaptada. Contudo, dessa vez os livros serão a base para um seriado, que será lançado no streaming da Disney. 

Em 2020, Rick deu algumas entrevistas nas quais o autor confirmou que a produção estava em desenvolvimento, porém, para a tristeza dos fãs, o escritor não revelou muitos detalhes. 

A história se divide em cinco livros de aventura e fantasia, que tem como personagem principal Percy Jackson. Um certo dia, o jovem descobre ser um semideus, filho do deus grego Poseidon. A partir daí, as missões extraordinárias e repletas de mitologia começam, e a cada livro, elas se entrelaçam com uma grande profecia. 

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados