Paralamas do Sucesso

Paralamas do Sucesso

Integrantes: Herbert Vianna, Bi Ribeiro, João Barone

Origem: Rio de Janeiro

País: Brasil

Gênero(s): pop rock, ska, reggae, regional

Os Paralamas do Sucesso é uma banda de rock do Rio de Janeiro que surgiu nos anos 80. Os integrantes são Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone.

A banda se formou oficialmente em 1982, trazendo um repertório mesclado entre músicas autorais e covers em seus shows. Sua primeira demo “Vital e Sua Moto” se tornou uma das mais tocadas na rádio no verão de 1983.

Em 1984, a banda lançou seu primeiro álbum “O Passo do Lui” que continha os hits “Óculos”"Me Liga", "Meu Erro", "Romance Ideal" e "Ska". Nesse mesmo ano, eles se apresentaram no Rock In Rio, onde foram considerados uma das melhores apresentações do festival.

“Selvagem?” veio a seguir em 86. Mais politizado, popularizou pelas músicas Alagados”, “A Novidade” em parceria com Gilberto Gil, “Melô do Marinheiro” e a versão de “Você”, de Tim Maia. Posteriormente viria o “D”, gravado no tradicional festival de Montreux, e em seguida Os Paralamas soltaram o animado Bora Bora” (1988).

“Lanterna dos Afogados”, incluída em Big Bang (1989) fechou a década de hits dos Paralamas. No ano seguinte, o maior sucesso da seria Caleidoscópio, incluída na coletânea Arquivo. Posteriormente “Tendo a Lua” e “Trac Trac” abriram uma nova fase em “Os Grãos” (1991). O discoSeverino” (1994) chegou a ganhar destaque fora do Brasil apesar das vendas baixas. A retomada viria com o Lourinha Bombril”, single que tomou conta das rádios em 1996, do disco Nove Luas”.

O ano de 1998 foi marcado pelo lançamento de “Hey Na Na” e o Acústico MTV. Foram os últimos trabalhos antes do vocalista e guitarrista Herbert Vianna sofrer um trágico acidente onde perdeu sua esposa Lucy, memória e movimentos das pernas.

A recuperação e o retorno foram celebrados com a chegada do álbum “Longo Caminho (2002)”, que apresentaria os sucessos comoventes “Cuide Bem do Seu Amor” e “Calibre, ambas compostas antes do acidente. O álbum seguinte “Hoje” que teria composições pós-acidente.

Os Paralamas continuam a fazer sucesso com mais álbuns e turnês. A banda voltou a se apresentar no Rock In Rio em 2011, ao lado dos Titãs, e nos anos de 2015 e 2019.

O trabalho mais recente da banda foi o álbum “Os Paralamas do Sucesso Em Casa”, relembrando os sucessos de décadas para suavizar o ano de 2020.