Norah Jones

Norah Jones

 

Nome Completo: Geethali Norah Jones Shankar

Nascimento: 30 de março de 1979

Origem: Brooklyn, Nova York

País: Estados Unidos

Gênero (s): jazz pop, lounge, pop, easy listening                     

Norah Jones é uma aclamada cantora, pianista e compositora. Quando completou 16 anos, ela realizou seu primeiro show, no qual ela arriscou sua interpretação pessoal de Billie Holiday, cantando “I'll Be Seeing You”, em um pequeno café. Neste período ela também recebeu seus primeiros prêmios, o Down Beat Student Music Awards, como Melhor Vocalista de Jazz e Melhor Composição Original, em 1996, e o SMA, concorrendo como Melhor Vocalista de Jazz, em 1997.

Em fevereiro de 2002, aos 23 anos de idade, lançou o primeiro disco de estúdio, nomeado “Come Away With Me”, o álbum alcançou o número um na parada de discos norte-americana e vendeu mais de 23 milhões de unidades no mundo todo.  Norah Jones obteve oito premiações nos Prêmio Grammy de 2003, incluindo o de "Best New Artist". Seu álbum Feels Like Home lançado em 9 de Fevereiro de 2004, com uma semana de lançamento, havia vendido um milhão de cópias. No mesmo ano, a revista TIME listou Jones entre as "pessoas mais influentes de 2004". A cantora recebeu três prêmios nos Grammy de 2005, dois na categoria Disco do Ano pela sua colaboração com Ray Charles na música “Here We Go Again”.

Em 2007, Norah lançou o disco “Not Too Late” e fez sua estreia como atriz e protagonista no filme "My Blueberry Nights - Um Beijo Roubado do diretor Wong Kar-wai que abriu o festival de Cannes.

Norah Jones repetiu o sucesso e atingiu a segunda posição no ranking americano com o álbum melancólico “Little Broken Hearts”, lançado em 2012.

Os álbuns posteriores da cantora são “Foreverly” (2013) em parceria com Billie Joe Armstrong do Green Day, “Day Breaks” (2016), “Begin Again” (2019) e “Pick Me Up Off The Floor” (2020).