SITE OFICIAL

https://www.michaelmcdonald.com/


REDES SOCIAIS


BIOGRAFIA

 

Nome completo: Michael McDonald

Nascimento: 12 de fevereiro de 1952

Origem: Ferguson, Missouri

País: Estados Unidos

Gênero(s): Blue-eyed soul, R&B, pop, soft rock

Poucas vozes no pop possuem um timbre tão distinto quanto o barítono do americano Michael McDonald, que iniciou sua jornada pop nos anos 1970 como backing vocal do grupo Steely Dan. Sua carreira decolou nos Doobie Brothers com o single “What a Fool Believes”, mas quando decidiu partir para o voo solo em 1982 ele atraiu imediatamente uma legião de fãs, profundamente interessada na combinação rara de blue-eyed soul e soft rock. If That’s What It Takes – seu primeiro disco longe dos Doobie Brothers – foi promovido com o single “I Keep Forgettin’ (Every Time)”. Mas o single “Yah Mo B There”, gravado com James Ingram em 1983, seria o destaque de seu início de jornada longe do grupo.

Enquanto tentava encontrar o som perfeito, Michael acertava nos duetos. Em 1986, ele dividiria o microfone com Patti LaBelle em “On My Own”, composição de Burt Bacharach que atingiria o 1º lugar na Billboard. Com Aretha Franklin, entrou no estúdio para regravar mais uma música de Burt Bacharach,“Everchanging Times” lançada em 1992.

Após uma série de álbuns sem grande apelo comercial, Michael lançaria Motown (2003), com incríveis versões de clássicos da gravadora de Detroit, incluindo “I Heard It Through the Grapevine”, “Ain’t No Mountain High Enough” e “You Are Everything”.

Em 2017, Michael McDonald se uniu ao hitmaker Kenny Loggins para regravar “Show You The Way” do americano Thundercat. No mesmo ano, ele lançaria Wide Open, seu primeiro álbum de inéditas em 17 anos.

Curiosidades: Sua música “What a Fool Believes” ganhou o Grammy de canção do ano em 1980, composta em parceria com Kenny Loggins. Michael McDonald também foi backing vocal de vários artistas, como Bonnie Raitt e Christopher Cross. Foi parceiro de Carly Simon na composição de “You Belong To Me”.

 

MAIS ARTISTAS

Todos os artistas

r