Lighthouse Family

Lighthouse Family

Integrantes: Tunde Baiyewu e Paul Tucker

Origem: Londres

País: Inglaterra, Reino Unido

Gênero(s): Pop, Soul, easy listening

Quando o londrino Tunde Baiyewu retornou da Nigéria após a morte de seu pai, ele não desconfiava que um encontro casual daria início a uma bem sucedida carreira musical, combinando o melhor do soul e do pop britânico. O começo de tudo foi na universidade de Northumbria, em Newcastle-Upon-Tyne, no início dos anos 1990, quando a amizade do vocalista com o tecladista – e colega de curso – Paul Tucker o levou a unir forças – e a trocar ideias sobre composições que ambos já colecionavam desde o final da década anterior.  Na verdade, tanto Tucker como Baiyewu trabalhavam no mesmo pub, o que ajudou a reforçar o elo entre os músicos para dar continuidade ao projeto Lighthouse Family. Entre as primeiras músicas trabalhadas pela dupla em 1993, o grande destaque foi Ocean Drive, que chegou naquele mesmo ano aos ouvidos de Colin Barlow, diretor da Polydor. Com contrato assinado com a gravadora, o Lighthouse Family ainda demoraria mais dois anos para conseguir colocar nas lojas seu álbum de estreia. Ocean Drive (1995) ganharia aplausos da crítica e público, graças à faixa-título, e aos singles Loving Every Minute, Goodbye Heartbreak e Lifted que impulsionariam o disco ao 3º lugar no Reino Unido.

Na esteira do sucesso, e após passar quase 180 semanas nas paradas britânicas, o Lighthouse Family relançou o single Lifted antes de produzir Postcards From Heaven (1997), o segundo de inéditas, que atingiria o Top 10, apoiado pelos hits High e Lost In Place. Postcards From Havean contou com ótima recepção no Brasil, o que deu ao CD uma versão nacional com duas faixas bônus: High (monster edit) Raincloud (Cuca’s Radio Edit).

Antes de partir para experiências solo, o Lighthouse Family lançaria o bem-sucedido Whatever Gets You Through The Day (2001),  embalado pelos sucessos (I Wish I Knew How It Would Feel to Be) Free, Run e Happy.  Com a dupla fechada para balanço, Tunde perseguiu carreira como vocalista, e tentou brilhar como protagonista com os álbuns Tunde (2004) e Diamond In a Rock (2014).  Já Peter Tucker entrou para o The Orange Lights, onde assumiu os teclados.

Em 2019, a dupla decidiu reativar o Lighthouse Family, lançando o single My Salvation, que abriu o álbum Blue Sky In Your Head, com 13 novas canções.

Curiosidades: O vocalista Tunde tem duas filhos: Elizabeth (nascida em 2008) e Rebecca (nascida em 2011). Antes de começar a carreira no Lighthouse Family, ele planejava trabalhar como contador.