SITE OFICIAL

www.ladygaga.com


REDES SOCIAIS


BIOGRAFIA

 

Nome completo: Stefani Joanne Angelina Germanotta

Nascimento: 28 de março de 1986

Origem: Nova York

País: Estados Unidos
Gênero(s): pop, dance, tecno, pop rock

Para chegar ao topo, ela rompeu obstáculos invisíveis para o público, incluindo um problema de saúde de nome complicado chamado fibromialgia. A batalha foi dolorosa, mas muito válida para Lady Gaga ultrapassar a fronteira de estrela pop e renascer como uma estrela de Hollywood, o que deu à americana não apenas o Oscar pela canção original “Shallow”, como inúmeros prêmios de gabarito, incluindo o Globo de Ouro de melhor atriz por sua atuação em Nasce Uma Estrela.

O que talvez poucos saibam - ou recordam -  é que antes mesmo de se consagrar como pop star, a jovem pianista nova-iorquina Stefani, com sua baixa estatura e alta estima, começou a trabalhar por um lugar ao sol como atriz, ganhando sua primeira chance como figurante em 2001 em um episódio da série Os Sopranos.

Aos 17 anos, logo após se matricular na Tisch School of Arts, Lady Gaga optou pela música pop, liderando a banda SGBand. Em 2005, o grupo lançaria dois EPs antes de aparecer o primeiro contrato com a Def Jam para trabalhar com o produtor Rob Fusari como artista solo no ano seguinte. O período colaborativo foi curto. Seu próximo passo musical, dois anos mais tarde, seria como Lady Gaga & the Starlight Revue, culminando com a mudança para o selo Interscope.

Após compor músicas como “Just Dance” e “Porker Face”, sua união bem-sucedida com o produtor RedOne ganharia corpo. O resultado apareceria no primeiro álbum: The Fame (2008), com vendas superiores a 15 milhões em todo o mundo.

Para o segundo e sempre crucial disco de inéditas, Lady Gaga contaria com algumas participações especiais, incluindo o guitarrista do Queen, Brian May. Embalado pela faixa-título, Born This Way (2011) atingiria o 1º lugar em mais de 20 países, sendo outro enorme sucesso comercial.

Depois de uma extenuante turnê – e de uma cirurgia que a obrigaria parar por alguns meses de recuperação – Lady Gaga convocaria nomes como o DJ White Shadow e will.i.am para produzir faixas do conceitual Artpop, lançado no final de 2013.

A virada de estilos viria com uma parceria inusitada com o crooner Tony Bennett em Cheek to Cheek (2014), disco em que Lady Gaga mostra toda sua versatilidade como intérprete de standards do jazz.

Joanne chegou às lojas em 2017. O álbum de inéditas foi o último antes de Lady Gaga interpretar Ally na quarta filmagem do clássico Nasce Uma Estrela (2018), com direção e atuação de Bradley Cooper. Poder atuar e cantar representou, além de todo sucesso comercial e artístico, a chance de comemorar a superação da fibromialgia, doença que obrigou Lady Gaga a cancelar diversos shows, inclusive sua apresentação no Rock In Rio de 2017.

Em 2019, a cantora confirmou o retorno ao estúdio para finalizar o sexto álbum de inéditas.

Curiosidades: O nome Lady Gaga teve sua origem do single “Radio Ga Ga” – um dos maiores hits do Queen, lançado no álbum The Works, em 1984.  Em 2015, Lady Gaga foi convidada a gravar um dueto com Paul McCartney para a animação High In the Clouds, ainda sem data para lançamento.

MAIS ARTISTAS

Todos os artistas

r