SITE OFICIAL

http://www.edsheeran.com/


REDES SOCIAIS


BIOGRAFIA

 

Nome completo: Edward Christopher Sheeran

Nascimento: 17 de fevereiro de 1991

Origem: Halifax, Inglaterra

Gênero(s): Pop, folk

Inspirado por ídolos como Bob Dylan e Van Morrison, Ed Sheeran sempre foi um músico precoce. Desde a infância já compunha suas músicas ao violão, e aos 13 produziu Spinning Man, seu primeiro álbum independente. Em 2007, o descendente de irlandeses já tentava ganhar a vida profissionalmente. Logo após os EPs You Need Me (2009), Loose Change and Songs I Wrote With Amy (2010) e No. 5 Collaborations (2011) viriam o contrato com a Asylum Records. Seu primeiro álbum + (Plus) subiu ao topo das paradas britânicas e chegou ao Top 5 dos EUA, somando mais de 4 milhões em vendas, graças ao single “The A Team”. X (Multiply), lançado em 2014, se daria ainda melhor, atingindo a primeira  colocação em 15 países, com Thinking Out Loud se transformando em hit mundial. Já “I See Fire”, composta na mesma época, seria escolhida para a trilha do épico Hobbit: A Desolação de Smaug, de Peter Jackson.

Com os singles “Castle on the Hill” e “Shape of You”, Ed Sheeran prepararia Divide – álbum que chegou a vender cerca de 700 mil unidades em apenas uma semana. A turnê promocional duraria até 2019, passando duas vezes pelo Brasil, se consagrando como a mais lucrativa dos últimos 30 anos com cerca de 4,8 milhões de ingressos vendidos.

Curiosidades: Ed revelou que entre 2008 e 2010 não possuía sequer um lugar para morar – mesmo não sendo um morador de rua. Sem cama para dormir, muitas vezes Sheeran preferiu esperar pelo metrô de Londres para deitar nos bancos do trem e ficar dando voltas pela Circle Line. Três anos depois, sua vida mudaria radicalmente. Das ruas de Londres o músico foi convidado a tocar para a Rainha Elizabeth II na festa do Jubileu de Diamante e acabou dormindo no Palácio de Buckingham...

MAIS ARTISTAS

Todos os artistas

r