SITE OFICIAL

http://ana-carolina.com/


REDES SOCIAIS


BIOGRAFIA

 

Nascimento: 9 de setembro de 1974
Origem: Juiz de Fora, Minas de Gerais

País: Brasil
Gênero(s): MPB, pop rock

Nascida em “berço musical”, Ana Carolina começou a criar suas próprias canções desde cedo. Aos 12, já usava o Tonante de 12 cordas de aço para escrever suas próprias músicas. Eclética, e fã de uma lista de gênios que vai de Cartola a Tom Jobim, Ana Carolina ainda cursaria letras na Universidade de Juiz de Fora antes de ser descoberta pela empresária Luciana David. Seu primeiro momento de destaque viria com ajuda da atriz e grande cantora, Zezé Mota, que a dirigiu na casa de espetáculos Teatro Solar, em sua terra natal. Após shows no Mistura Fina, no Rio, Ana Carolina conquistaria a atenção de Luciana de Moraes, neta do Poetinha Vinicius. Ao apresentar à Luciana um CD com suas canções, gravadas apenas com voz e violão, ela assinaria o primeiro e sonhado contrato de gravação com a BMG.

Em 1999, o primeiro hit nacional: “Garganta”. A faixa entrou na trilha da novela Andando nas Nuvens, da Rede Globo, e o álbum Ana Carolina recebeu o disco de ouro pelo ótimo resultado comercial. Antes do milênio acabar, Ana ganharia o título Cantora Revelação de 2000 no Prêmio Multishow de Música Brasileira. Já o single “Quem de Nós Dois”, do segundo álbum Ana, Rita, Joana, Iracema e Carolina, foi a música mais executada nas rádios em 2001.

Do álbum Estampado (2003), chegariam “Encostar na tua”, “Uma Louca Tempestade”, “Nua” e “Vox Populi”, todas escolhidas para trilhas sonoras da Globo. Em 2005, viria o projeto Tom Acústico e a chance de dividir o palco com Seu Jorge, em São Paulo. Os shows entram no DVD Ana & George e conquistam o público com a versão de “Blower’s Daughter”, de Damien Rice, “É Isso Aí”. Nesse mesmo ano, Ana Carolina atingiria a marca de 1 milhão de álbuns vendidos.

Após compor e lançar o ousado álbum duplo Dois Quartos (2007), Ana Carolina comemoraria os dez anos de carreira com N9ve, lançado em 2009. A mudança de estilo aconteceria em #AC (2013) – álbum gravado em Los Angeles que emplacaria o single “Luz Acesa”. Após compor “Inocente”, incluída no CD de Alice Caymmi, Ana finalizaria o EP Som com 4 faixas inéditas. Em seguida, começou a preparar as músicas planejadas para o seu próximo álbum.

Curiosidades: Ana Carolina é autodidata e multi-instrumentista. Além de violão, toca guitarra, pandeiro, baixo e piano. Já vendeu mais de 5 milhões de álbuns na carreira, e se tornou uma das cantoras de maior sucesso comercial dos anos 2000. Ganhou três vezes o Troféu Imprensa. Em 2001 e 2003, como Melhor Cantora e em 2006 por Melhor Música, com “É Isso Aí”. Foi indicada duas vezes ao Grammy Latino.  Em 2006 integrou o corpo de apresentadores do programa Saia Justa do canal GNT. Participou da gravação da música e do clipe de “Irrepetível”, do álbum La Musica No Se Toca de Alejandro Sanz.

MAIS ARTISTAS

Todos os artistas

r