OUÇA NOSSAS RÁDIOS CRIADAS
COM EXCLUSIVIDADE
PARA NOSSOS OUVINTES
play-mpb ALPHA FM
MPB
FAÇA SEU
CADASTRO
FAZER LOGIN FALE COM A ALPHA
logotipo_flutuante Acesse a Alpha FM do Rio de Janeiro

GASTROLâNDIA

Raw

É reconfortante encontrar chefs/estabelecimentos que tratam legumes, verduras, tubérculos e cogumelos como protagonistas: as possibilidades do reino vegetal são vastíssimas e, ainda, pouco pouco pouco exploradas no Brasil, em geral.

Esse capricho plant based é o que se prova no novo Veggie Raw Burger, na rua Augusta.O Veggie Raw tem cardápio 100% dedicado a hambúrgueres vegetarianos montados em ótimos pães,  com mix criativos e resultados excelentes, tanto em sabor quanto em textura.

São seis opções de burgers. Meu preferido é o Mushies & Buchies: macio pão de cerveja stout que abraça e sustenta hambúrguer de batata e cogumelos, cogumelos tostados, broto de alfafa, muçarela e maionese de limão siciliano. Como entrada, vá de excelentes batatas fritas ou de bolinhos de espinafre com ricota e chia.

Augusta, 2052, Cerqueira César

Café da tarde Simplesmente

Nem sempre é enfiado num escritório, ou estressado em casa, que o trabalho rende mais - às vezes é necessário dar uma parada e respirar para que as ideias se assentem. Desde a semana passada, meu  lugar de descanso no meio do expediente é o café da tarde da Simplesmente, na Vila Madalena. Das 16hs às 19hs, a Simplesmente monta uma bela mesa com bolos, pães, biscoitos, pastas, café e chá - tudo artesanal, livre de insumos animais e delicioso. Como as receitas mudam todos os dias, sempre há novidades. Torça para ter o maravilhoso bolo de milho com canela.

R. Mourato Coelho, 1008, Vila Madalena

simplesmente.jpg

20 anos de Mestiço

Não é nada fácil um restaurante chegar aos 20 anos de vida em São Paulo - por isso, quando chega, tem mais é que comemorar. E a comemoração do aniversário de duas décadas do Mestiço inclui novos pratos criados pela chef Ina de Abreu como o L.A. Bowl (R$58), uma tigela composta por carne frango ou peixe, grãos, legumes e verduras, bem ao estilo do pole havaiano. A versão vegana traz, em vez de carne, shiitake refogado.

Outra novidade é o curry tailandês Panang, preparado com camarão, leite de coco, erva cidreira, folha de limão e gengibre e acompanhado por arroz de jasmim.

Se você, como eu, é apaixonado pelo pratos mais icônico do Mestiço, o Krathong Thong, fique calmo: as cestinhas de massa crocante, recheadas com frango desfiado, milho e especiarias continuam no menu, firmes e fortes

Rua Fernando De Albuquerque, 277 - Consolação

mestico.jpg

Veríssimo

Um dos bares mais bem sucedidos da zona sul de São Paulo, o Veríssimo, acaba de completar 10 anos. Para comemorar a data, o chef e proprietário, Marcos Livi, contratou o talentoso bartender Marcelo Serrano para dar uma renovada na carta de drinques. Marcelo manteve a tradição das caipirinhas do Veríssimo - nesta área, só renovou a oferta de cachaças - e criou sete coquetéis autorais como o catalão (com vinho tinto, aperol, xarope de sangria, gengibre e tônica) e braga city (cachaça com mel, frutas vermelhas, canela e limão).

Veríssimo: Rua Flórida, 1.488, Brooklin

verissimo.jpg

Fabrique

Quem mora em Higienópolis tem uma nova padaria, a Fabrique. Dedicada a panificação francesa, a fabrique prepara diariamente excelentes baguetes, croissants,brioches, muffins e mais uma vasta gama de pães e doces. No mezanino da padaria funciona uma  microtorrefação de cafés especiais brasileiros, que abastece as máquinas de espresso do local.

Para o café da manhã há omeletes, pães na chapa, croissant com bacon e ovo e panini. Só tenha paciência, porque o serviço ainda está meio confuso.

Rua Itacolomi 612, Higienópolis

fabrique.jpg

Komah

Se você ainda não foi a um dos restaurantes mais especiais da cidade, o Komah, não sabe o que está perdendo. Instalado no meio de uma área residencial da Barra Funda, o KOmah serve comida coreana sensacional, fresca e delicada. O chef Paulo Shin é o responsável por um dos meus pratos favoritos na vida: omelete cremosíssimo sobre crocante arroz e kimchi - conserva fermentada de legumes. Outra sugestão imperdível é o steak tartare com gema curada e pera asiática. As sobremesas são da doceira marilia zylberstajn, uma das mais talentosas do país.

Rua Cônego Vicente Miguel Marino 378, Barra Funda

koma4.jpg

Executivo Arturito

O restaurante da famosa chef Paola Carosella, segue sendo um excelente destino gastronômico da cidade: o sucesso na tv não a tirou da cozinha, muito menos diminui a qualidade dos pratos que serve no Arturito. O menu executivo da casa é um dos que mais me dão alegria em São Paulo. Por 57 reais come-se entrada, prato e sobremesa, em sugestões que variam semanalmente e incluem muitos ingredientes orgânicos e de pequenos produtores. Torça para encontrar a deliciosa empanada de taioba, ovo e ricota e o frango com summac, laranja e amêndoas acompanhado por arroz basmati.

R. Artur de Azevedo, 542 - Pinheiros

arturito.jpg

Seen

Para quem curte restaurantes badalados, com salão à meia luz e vista para a cidade de São Paulo, o novo Seen é um tremendo acerto. Instalado no 23 andar do hotel tivoli mofarrej, o Seen tem menu assinado pelo chef Willian Ribeiro. Entre as sugestões, croquetes de cordeiro e penne com camarão ao molho de champanhe. Um dos fortes da casa é o lindíssimo bar, da onde saem coquetéis como o Brasileiro - que leva gin nacional, caju, laranja bahia e tônica - e o Cosmopolitan seen, com vodca infusionada com cranberry, grand manier, suco de limão tahiti e espumante.

E não vá lá sem reservar: o restaurante vive lotado e é bem capaz de você não conseguir mesa.

Alameda Santos, 1437 - 23° andar, Jardim Paulista

seen.jpg