OUÇA NOSSAS RÁDIOS CRIADAS
COM EXCLUSIVIDADE
PARA NOSSOS OUVINTES
play-mpb ALPHA FM
MPB
FAÇA SEU
CADASTRO
FALE COM A ALPHA

Sequência de Classe: “September”

Confira as curiosidades sobre o hit do Earth, Wind & Fire

1000x605_13.jpg

Com a entrada do mês de setembro, nada melhor do que uma música com um título 100% apropriado. Composta pelo trio Maurice White, Al McKay e Allee Willis, September foi gravada durante as sessões do álbum I Am e lançada como single em novembro de 1978.  A canção ficou marcada como a primeira a ser escrita com a participação de Alle Willis e incluída como faixa inédita na coletânea The Best of Earth, Wind & Fire, Vol. 1.



A compositora Alle Willis relembra sua participação em “September”:


“Maurice me deu um livro chamado O Maior Vendedor do Mundo, de Og Mandino e me sugeriu visitar a loja Bodhi Tree, em Los Angeles, especializada em obras espirituais. Chegando lá, uma vendedora me indicou outros livros sobre filosofia, que simplesmente devorei. Isso me motivou a compor, e as letras passaram a ter inicialmente quase 30 páginas, inspiradas nesse caminho espiritual que  decidi trilhar... “September” foi algo fantástico e emocionante...quando entrei no estúdio, pensei: espero (que a letra) seja aquilo que eles estejam esperando, porque eu tinha certeza de que a música era um sucesso”.


Inspiração musical



Segundo o vocalista e líder do Earth, Wind & Fire, Maurice White,  a inspiração para a melodia de September aconteceu de forma inusitada, em um hotel da capital americana em Washington D.C: “As pessoas estavam na rua, gritando, protestando e atirando coisas... em meio a todos esses acontecimentos, tive a ideia para a melodia da música”. Além de atingir o 1º lugar na categoria Hot Soul Singles da Billboard, a música ficou na 8ª colocação no Hot 100 americano. Uma curiosidade: a partir de seu lançamento, September se tornou uma das músicas mais tocadas em casamentos realizados no dia 21/9. A data é citada no primeiro verso: 


“Você se lembra da 21ª noite de setembro? O amor mudou o pensamento de quem fingia, enquanto dissipava as nuvens do céu”..

LEIA TAMBÉM

Daniel Boaventura & Jobim: “The Girl From Ipanema”

Guia prático para saber mais sobre Renato Russo

As aventuras de Bruce Springsteen no teatro

# BODY