FALE COM A ALPHA

Sequência de Classe: Especial St. Patrick's Day

A história de "I Still Haven't Found What I'm Looking For", do U2

u2.jpg

Nada como marcar o St. Patrick’s Day – ou Dia de São Patrício deste ano (17/3) com I Still Haven’t Found What I’m Looking For – música assinada pela banda mais famosa da Irlanda de todos os tempos.



Poucos sabem, mas o segundo single do álbum The Joshua Tree lançado em 25 de maio de 1987 pelo U2 nasceu com ritmo de reggae durante uma improvisação no estúdio adaptado na mansão Danesmoate House, em Dublin.


No final das gravações, The Edge (guitarra) e Bono (vocal) decidiram transformar a faixa em um gospel rock, que contou com o toque final – e essencial – dos produtores Daniel Lanois e Brian Eno.


Origem


Batizada originalmente The Weather Girls e depois renomeada como Under The Weather, I Still Haven’t Found What I’m Looking For ganhou a forma que conhecemos com a combinação dos acordes sugeridos por The Edge à letra completa escrita por Bono, que na época estava fascinado por nomes do R&B além de artistas gospel sugeridos por Brian Eno. Entre eles, The Mighty Clouds e Reverend Cleveland.


Bob Dylan



Outra inspiração veio de Bob Dylan e sua Idiot Wind (faixa do álbum de 1975, Blood On The Tracks). Uma das frases da letra “Você irá atingir o topo quando descobrir que está no fundo” relembrou The Edge de um título anotado por ele em seu caderno: I still haven’t found what I’m looking for – ou “eu ainda não encontrei o que procuro”, que daria nome à canção.


Segundo disse Bono à Rolling Stone, “a letra da música é mais um hino sobre a dúvida do que à própria fé”.


Sucesso comercial


I Still Haven’t Found What I’m Looking For foi a vencedora do Grammy de melhor performance de rock em 1988 e ainda atingiu o primeiro lugar nas paradas americanas da Billboard e Cash Box. Além de ser um imenso hit nos Estados Unidos, a música foi Top 10 em 10 países, inclusive no Brasil. Em 2007, a versão original da música foi lançada na edição de 20 anos do álbum The Joshua Tree como The Desert of Our Love.

" "

LEIA TAMBÉM

Andrea Bocelli anuncia lançamento do álbum “Si”

Al Green retorna ao universo do pop após uma década

Ney Matogrosso lança livro de memórias “Vira-lata de Raça”

# BODY