FALE COM A ALPHA

Sequência de Classe: A história de "Smooth Operator"

Confira os segredos do hit de 1985 da nigeriana Sade

maxresdefault_7.jpg

Durante duas semanas consecutivas em maio de 1985, Smooth Operator tomou conta das paradas norte-americanas (Billboard Adult Contemporary). Nada mal para a estreia da nigeriana Sade Adu no vinil, liderando a banda que leva o seu primeiro nome.


De forma indiscutível, a faixa do álbum Diamond Life (lançado no ano anterior no Reino Unido) abriu a trilha para a escalada da cantora-compositora na América e no resto do mundo.


“Clima brasileiro”



Em meados dos anos 1980, o gênero apelidado de World Music ganhou fôlego, graças a crescente popularidade de pesos-pesados do pop como Peter Gabriel e Talking Heads. Smooth Operator com nuances de bossa nova, conta com a participação de Ray St. John na composição – um dos parceiros de Sade em sua banda anterior, Pride.


Significado dúbio


Composta em 1982, a letra traz um significado dúbio. Sade conta: “Smooth Operator é sobre um homem elegante e desonesto; Ele é popular entre as mulheres, mas parte muitos corações. O trecho “De costa a costa, LA até Chicago...” dá a ideia de que ele usa as garotas para conseguir o que pretende”.


O videoclipe de Smooth Operator traduz melhor as intenções do protagonista. Dirigido pelo inglês Julien Temple (Paul McCartney, Duran Duran, David Bowie), o curta é estrelado por Michael Feast (Game of Thrones), que interpreta um suposto homem de negócios escusos e que não dispensa a companhia de uma bela mulher enquanto age nos bastidores. Seria ele um operador, um lobista ou apenas um playboy?


Curiosidades



Smooth Operator foi lançada em duas versões. O single de 7 polegadas traz a música com duração de 4 minutos e 15 segundos. Já a do single de 12 polegadas é mais longa, com 5 minutos e 25 segundos.


Duas músicas não incluídas no álbum Diamond Life foram incluídas como lados extras dos singles: Spirit e Red Eye.


A trilha sonora internacional da novela da Rede Globo, A Gata Comeu, chegou às lojas em duas versões. A mais rara não conta com Smooth Operator, mas com Crazy for You, de Madonna, excluída por problemas legais.

" "

LEIA TAMBÉM

Andrea Bocelli anuncia lançamento do álbum “Si”

Al Green retorna ao universo do pop após uma década

Ney Matogrosso lança livro de memórias “Vira-lata de Raça”

# BODY