Novo coronavírus: o que é e quais os sintomas

Saiba como o coronavírus é transmitido e quais são as prevenções

Novo coronavírus: o que é e quais os sintomas

Por Vanessa Rabello 


Surgido na China, o novo Coronavírus teve seu primeiro caso relatado em 31 de dezembro de 2019, em Wuhan, cidade do interior do país com mais de 11 milhões de habitantes. Em apenas três semanas, o vírus se espalhou para outros nove países, incluindo Coréia do Sul, Estados Unidos, Japão e Arábia Saudita. 


O nome “Coronavírus” é referente a um grande grupo viral formado por diversos tipos de vírus já identificados e conhecidos. Sob microscópios, estes organismos têm aparência que lembra uma coroa; por isso essa denominação. 


O novo Coronavírus relatado nos dias atuais, o Sars-Cov-2, pode se espalhar por meio de pequenas gotículas liberadas pelo nariz e pela boca de uma pessoa infectada quando ela espirra ou tosse. 


De acordo com o Ministério da Saúde, o período médio de incubação pelo Coronavírus é de 5 dias, com intervalos que chegam a 12 dias, tempo que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção. 


O Sars-Cov-2 pode causar a doença Covid-19, que tem como sintomas mais comuns: tosse seca ou com secreção e febre acima de 37 graus. Outros possíveis sintomas são dores no corpo, congestionamento nasal, inflamação na garganta e diarreia. Em casos mais graves, o enfermo pode apresentar dificuldade respiratória aguda e insuficiência renal. 


As recomendações do Ministério da Saúde para prevenir o contágio são: 


- lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel;


- cobrir o nariz e boca ao espirrar ou tossir;


- evitar aglomerações;


- manter os ambientes bem ventilados;


- não compartilhar objetos pessoais.


A principal orientação no momento é para que as pessoas fiquem em casa e somente procurem um médico em casos de febre persistente e dificuldade respiratória. 


No site do Ministério da Saúde há uma página especial com as informações sobre o Coronavírus: https://coronavirus.saude.gov.br/ 


Aqui na Alpha FM, além de curtir música de boa qualidade, você estará sempre bem informado.