OUÇA NOSSAS RÁDIOS CRIADAS
COM EXCLUSIVIDADE
PARA NOSSOS OUVINTES
play-mpb ALPHA FM
MPB
FAÇA SEU
CADASTRO
FALE COM A ALPHA

Homenagem da Alpha a George Michael

Herança artística para os “fãs órfãos”

19_george4.jpg

Quando um pop star como Georgios Kyriacos Panayiotou – ou melhor: George Michael – parte tão jovem, seus “filhos musicais” sentem-se órfãos. Mas se existe algo que pode ser resgatado nessa triste despedida do Planeta é sua herança artística.


Legado



Como testemunha ocular e auditiva de sua fase de maior sucesso comercial, não é possível falar do cantor inglês de origem creco-cipriota sem relembrar o impacto de dois álbuns seminais: Faith (1987) e Listen Without Prejudice Vol 1. (1990).


Primeiro hit solo



A voz de George Michael já havia conquistado as FMs com os singles Wake Me Up Before You Go Go, com o Wham! e Careless Whisper – considerado seu primeiro single solo, de 1984.


Top 5 global



Mas o grande impacto pop aconteceria mesmo com o primeiro LP solo. Em Faith, as baladas Father Figure e One More Try combinadas às dançantes I Want Your Sex e a faixa-título dominaram o Top 5 em todo mundo, transformando o disco em um dos mais bem-sucedidos da década de 80, com venda de mais de 25 milhões unidades.


Freedom 90



Em pleno auge da MTV, tudo parecia dar certo para George Michael. Listen Withouth Prejudice vol. 1, lançado em setembro de 1990, traria Freedom 90 uma de suas músicas mais elogiadas.


Supermodelos



Além disso, o clipe de Freedom 90 promoveria um desfile de supermodelos globais como Cindy Crawford e Linda Evangelista, dirigidas pelo genial David Fincher. Outro destaque do LP que não pode ser subestimado é a bela balada Heal The Pain, que seria regravada com um dueto de Michael com Paul McCartney.


Referência



Embora problemas com a gravadora tenham impedido um melhor desempenho nos EUA, Listen Without Prejudice Vol. 1 permanece como um marco do pop e fonte de referência para qualquer aspirante a astro internacional.


A voz de George Michael deixa saudade, mas ainda ecoa, seja pelo vinil ou pelo som digital – e pelas ondas da Alpha FM.


Por Claudio Dirani

LEIA TAMBÉM

Kid Vinil cada vez mais eterno

A promessa de Chris Cornell

Giorgio Moroder “Il maestro” das pistas

# BODY