OUÇA NOSSAS RÁDIOS CRIADAS
COM EXCLUSIVIDADE
PARA NOSSOS OUVINTES
play-mpb ALPHA FM
MPB
FAÇA SEU
CADASTRO
FALE COM A ALPHA

Encontramos o Havaí

Os segredos do estado americano, cenário da série “Lost”

Fotoprincipal.jpg

Nosso próximo destino faz aniversário em 21 de agosto. Mesmo quase sessentão, o único estado norte-americano na região da Oceania ainda é o mais novo entre os 51 que compõe os EUA. Anexado ao país em 1859, o multicultural Havaí viraria uma das estrelas da bandeira vermelha, azul e branca cem anos mais tarde, após a população do arquipélago votar de forma maciça a favor do referendo lançado pelo então presidente Dwight D. Eisenhower.


Arquipélago vulcânico



Localizado a cerca de 4 mil quilômetros da Califórnia, a norte do oceano Pacífico, o Havaí é composto por inúmeras ilhas vulcânicas, sendo oito as principais: Nihau, Kauai, O’ahu, Molokai, Lanai, Kaholawe, Maui, e Hawaii – a maior de todas.


Turismo sempre em alta


Logo após o referendo que oficializou o Havaí como estado, o mercado do turismo local se desenvolveu de maneira veloz e progressiva. De trampolim histórico para a entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial (A base de Pearl Harbor em O’ahu foi atacada por japoneses em 1941), o arquipélago não demoraria para se transformar em um dos locais mais procurados por turistas de todas as regiões do planeta.


Santuário ecológico de Molokini



Além de surfar pelas gigantes ondas havaianas, o mergulho é outra prática apaixonante. A dica para explorar o universo subaquático é Molokini, próxima à ilha de Maui. A cratera vulcânica é de formação geológica rara, onde é possível observar a chegada das baleias entre os meses de dezembro e abril.


Baladas, cultura e praias em Honolulu



Combinar sol, mar e agitação urbana no Havaí é tarefa fácil. Basta conhecer melhor a capital do estado, Honolulu. O Bishop Museum é ponto imperdível para quem pretende desvendar a história local. Já o USS Arizona Memorial foi erguido em 1962 em memória aos milhares de militares, vítimas do ataque-surpresa japonês em dezembro de 1941. Para os surfistas, o desafio é encarar Sunset Beach, onde até mesmo o gigante das pranchas Kelly Slater nunca venceu.


Havaí na cultura pop



Aloha! Mais do que olá ou adeus, a palavra representa o espírito de paz, amor e solidariedade do havaiano. Este é apenas um dos itens da cultura local que se espalhou pelo mundo, além do surfe e dos luaus. Além desses itens mais tradicionais, o Havaí há tempos tem sido berço de ídolos da música internacional, além de servir como cenário natural para o cinema e televisão.


O setor sofreu um boom de 84% no número de contratações, graças ao estrondoso sucesso da série de ficção Lost, rodada em locações como a praia Mokuleia, ao norte de Oahu entre 2001 e 2011. Entre os astros pop nascidos no arquipélago, destaque para Israel Kamakawiwo (1959-1997), Jack Johnson, Peter Gene Hernandez (o nome real de Bruno Mars!) e Bette Midler.

LEIA TAMBÉM

Os Direitos das Crianças e a Turma da Mônica

Nova Holanda: as belezas da Recife conquistada

Turismo “Halloween” pelo mundo

# BODY