Cinema mudo

No cinema, muitas vezes saímos da sala assoviando ou cantarolando a trilha sonora. Isso significa ao menos uma coisa: a música de fundo incluída no filme foi no mínimo fantástica. Para celebrar esta combinação perfeita, separamos 10 compositores especialistas na sétima arte divididos em duas gerações. Acompanhe e opine sobre nossa lista!

A VELHA GUARDA

Ennio Morricone (Roma, 10/11/1928)

Aos 88 anos, o genial italiano tem em seu currículo trilhas para clássicos do Velho Oeste, como Três Homens em Conflito, Era Uma Vez no Oeste e o recente Os Oito Odiados, de Quentin Tarantino, que lhe deu o primeiro Oscar, além do prêmio honorário.

Bernard Hermann (Nova York, 1911-1975)

Quem nunca se assombrou (e ainda se assusta) com as notas estridentes da trilha de Psicose? A cena do banheiro é imortal, assim como seus trabalhos em Além da Imaginação, Taxi Driver e Carrie, a Estranha – sua última trilha. Parceiro de Alfred Hitchcock também em O Homem Que Sabia Demais e Pássaros, além de outros. Ganhou apenas um Oscar, em 1941, por O Homem que Vendeu a Alma.

John Williams (Nova York, 9/2/1932)

Quando se pensa em trilha sonora, um dos primeiros nomes que surgem à mente é o dele. Também, veja alguns itens do CV: Tubarão, E.T – O Extraterrestre, Contatos Imediatos do 3º Grau, Caçadores da Arca Perdida… só para citar a parceria com Steven Spielberg. É dele também a trilha da saga Star Wars, Nascido em 4 de Julho e o primeiro Harry Potter. No total, já venceu 5 Oscar e 23 prêmios Grammy.

A JOVEM GUARDA

James Newton Howard (Los Angeles, 9/6/1951)

No limite entre os veteranos e os contemporâneos, o maestro americano tem comprovado a competência em produções como Uma Linda Mulher (1990), O Fugitivo (1993), O Sexto Sentido (1999), Eu Sou a Lenda (2007), além das recentes sagas Jogos Vorazes e Animais Fantásticos e Onde Habitam.

Michael Giacchino (Nova Jersey, 10/10/1967)

Seu primeiro grande trabalho foi na trilha de abertura da série Lost. Depois disso, faturou o Oscar com a animação de 2009, Up – Altas Aventuras e deslanchou em blockbusters como Jurassic World, Planeta dos Macacos: o Confronto, Zootopia, Doutor Estranho, Rogue One – Uma História Star Wars e o ainda inédito Homem-Aranha- De volta ao Lar.

Trent Reznor (Mercer, Pensivânia, 17/5/1965)

Ao lado do parceiro Atticus Ross, o líder do Nine Inch Nails se especializou em trilhas que combinam tecno, industrial e pop. Bem cedo, ganhou seu primeiro Oscar com A Rede Social, que conta a história não oficial de Mark Zuckerberg e seu Facebook. Outros excelentes trabalhos do americano incluem: Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres, Garota Exemplar, e o recente O Dia do Atentado, que ainda vai estrear no Brasil.

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados