OUÇA NOSSAS RÁDIOS CRIADAS
COM EXCLUSIVIDADE
PARA NOSSOS OUVINTES
play-mpb ALPHA FM
MPB
FAÇA SEU
CADASTRO
FALE COM A ALPHA

Chuck Berry: homenagem da Alpha ao mito inovador

Um dos artistas mais revolucionários da música se despede aos 90 anos

chuck-main-1000.jpg

Prestes a lançar seu primeiro CD de inéditas desde 1979, Chuck Berry – um dos artistas mais inovadores da música contemporânea – pregou uma peça em todos no último sábado, 18 de março. Aos 90 anos, o “pai do rock” agora está ao lado de John Lennon, David Bowie e Elvis Presley no paraíso reservado para quem fez história.


Esta é a singela homenagem da Alpha FM para Charles Edward Edson (1926-2017).


No Hall da Fama



O primeiro artista a ser homenageado no Rock and Roll Hall of Fame foi o americano Chuck Berry, em 1986. Nove anos mais tarde, ele foi convidado para inaugurar o museu da instituição em Cleveland, tocando ao vivo com Bruce Springsteen e sua E Street Band.


Plágio ou tributo?



Em 1956, Chuck Berry lançou “You Can’t Catch Me”, conquistando, de cara, o jovem John Lennon. A música inspirou “Come Together” em 1969 – um dos maiores hits dos Beatles. A editora de Berry não achou que era apenas uma homenagem e decidiu processar o Beatle. Em 1975, como parte do acordo, John gravaria “You Can’t Catch Me” no álbum Rock ‘n Roll.


Caminhando como um pato



Além de inventar riffs de guitarra e standards musicais, o nativo de St. Louis, Chuck Berry, também foi inovador nas coreografias. Confira o famoso “caminhar do pato” criado por ele no palco.


De Volta para o Futuro



Opiniões podem ser divergentes, mas não dá para discutir o poder desta cena. Michael J. Fox, em De Volta Para o Futuro, tocando “Johnny B. Goode” para uma plateia atônita. Afinal, o filme se passa em 1955 e canção só chegaria às lojas dos EUA em 1958...


Por Claudio Dirani

LEIA TAMBÉM

Smokey Robinson – o som da Alpha FM

Gloria Estefan relança álbum clássico

U2: no Brasil após seis anos

# BODY